Caçapava do Sul, 24/07/2014 17:03 hs
 
Feira do Livro de Caçapava Sul tem novo Patrono (653)
Cultura


Airton Ortiz

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Durante o tradicional almoço promovido pela comunidade cultural, no Salão Paroquial, no domingo, dia 20, foi realizada a escolha do patrono da 23ª Feira do Livro.  Na lista estavam 53 escritores visitantes que já participaram em edições anteriores, mas o mais votado foi o jornalista, aventureiro e escritor Airton Ortiz, que esteve no evento em 2012 e encantou o público com as histórias de suas viagens pelo mundo.

Após a eleição o coordenador da 23° edição, Pedro Vanolin, comunicou o resultado por telefone e fez o convite a Airton Ortiz. Para Vanolin, a escolha foi muito feliz, pois este escritor já participou em três edições e sempre se mostrou bastante acessível, humano e agora muito entusiasmado.

O novo patrono contou que recebeu o convite com grande alegria, especialmente porque a escolha foi fruto de uma eleição entre a comunidade cultural.

 - Isso aumenta a representatividade do patrono, dando-me também maior responsabilidade. Que espero, estar à altura. Já fui patrono em outras doze feiras e nove vezes patronável da feira de Porto Alegre, mas ser patrono em Caçapava tem um significado especial. Sempre fui muito chegado à Caçapava do Sul, pois passei minha juventude em Cachoeira do Sul, onde conheci uma caçapavana, a Edna Santos Chaves, com quem casei na igreja Matriz com direito à festa no Clube União. Fui casado com ela durante anos, com quem tenho um filho, Pablo Chaves Ortiz. Por isso, tenho muitos e grandes amigos em Caçapava. E nos últimos anos, graças aos convites da feira, fiz também muitos leitores, além de novos amigos. Vai ser uma grande alegria poder conviver mais de perto, e por mais tempo,com meus amigos, leitores e amigos leitores durante a feira - disse o patrono.

Ortiz contou que até abril, está com a agenda cheia por conta de uma viagem para a Índia, onde embarcou na quinta-feira, dia 22 e ficará até o dia 12 de fevereiro. Depois, irá para o Oriente Médio (Turquia, Egito, Israel e Jordânia), onde ficará até 10 de março. E, de 10 a 28 de março, estará em Atenas, escrevendo seu novo livro, da Coleção Expedições Urbanas, que será de crônicas sobre a capital grega. Ainda na Grécia, acompanhará a equipa da Stricher Filmes, empresa dirigida pela cineasta Luzimar Stricher, que estará filmando um documentário sobre a sua vida e obra.

Depois do jornalista, que ficou com 41,5% dos votos, a mais votada foi a escritora Jane Tutikian, com 26% dos votos. De acordo com Lislair Leão, também tiveram significativa votação os escritores: Fabrício Carpinejar, Juremir Machado da Silva, Tabajara Ruas, Paixão Cortes, Francisco Pereira Rodrigues, Paulo Flávio Ledur, Letícia Wierzchovski e Blau Souza.

A Feira do Livro acontece de 26 de abril a 5 de maio de 2013, no Salão Paroquial. Já está confirmada a participação dos escritores Paulo Flávio Ledur, Jane Tutikian e Blau Souza.



28/01/2013 16:48