Nosso corpo espiritual

O que me levou a escrever sobre este tema foi a pergunta que um senhor lançou na roda da conversa, já que se aproximava a data de Finados: “eu vou me transformar em quê quando morrer?”

Todo o ser vivo tem: corpo físico, corpo espiritual e Alma. Temos uma música, de um compositor gaúcho, que lá pelas tantas diz “o animal também tem Alma, mas será que este vivente tem?”, se referindo a alguém que maltratava um animal. Dezenas de pessoas me perguntam se os animais possuem alma. Digo que sim, segundo o que estudo.

Desde que fiz biologia, no antigo curso científico, que me interesso muito por estas manifestações em todos os seres vivos. Pesquisando no livro mais vendido do mundo, a Bíblia, encontrei um texto que é uma beleza de informação didática e de natureza espiritual. É o capítulo 15 da I carta de Paulo aos coríntios. Todo o capítulo, mas principalmente os versículos 41 a 44, nos quais de forma clara, independentemente de traduções diferentes, temos o seguinte: “semeia-se o corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”.

Basicamente, somos constituídos por três partes: corpo físico, transformado quando desencarna; corpo espiritual, que continua existindo quando passamos para a dimensão espiritual; e a Alma, centelha Divina que somos nós.

O que me levou a escrever sobre este tema foi a pergunta que um senhor lançou, entre tantas outras, na roda da conversa, já que se aproximava a data de Finados: “eu vou me transformar em quê quando morrer?” Aí a conversa ficou mais interessante, porque tínhamos três doutrinas religiosas ali, com conhecimentos diferentes sobre a questão. Alguém comentou que sonhava com parentes que tinham morrido, e estes se apresentavam com uma aparência remoçada e mais feliz. Sei que a conversa foi longa e ainda não terminou, só foi adiada.

Estas conversas de cafezinhos rendem muito. Como a pessoa sabe quem apareceu em sonhos ou acordado? É porque se apresentava com o corpo espiritual, que é a aparência do corpo de carne e osso que possuía.

Estudiosos europeus e brasileiros, como o professor e engenheiro Hernani Guimarães, estudioso da Parapsicologia e Espiritismo, usavam o termo MOB: Modelo Organizador Biológico, que está presente e rege a forma futura que o crescimento de determinado ser vivo terá. O Espiritismo denomina este corpo de Perispírito.

A famosa Máquina Kirlian e outros equipamentos modernos, que fotografam até as irradiações da nossa Aura, mostram centenas de fotos de folhas cortadas, animais morrendo, quando aos poucos vão perdendo sua emanação luminosa. A junção de biologia, eletrônica, irradiações mentais e manifestações espirituais está mostrando quão são belas as manifestações da Vida Universal, destruindo o que o materialismo criou e ainda cria.

À falta de uma noção básica destes conhecimentos, de que perdemos o corpo físico, mas continuamos a viver em outra dimensão, convivendo com nossos familiares, independentemente de doutrinas religiosas, a Vida Universal se impõe sobre todos nós, com nossas doses enormes de orgulho e egoísmo, nos ensinando com sofrimentos e alegrias que a Vida continua além desta dimensão. Jesus nos deu o exemplo quando apareceu várias vezes aos apóstolos e a dezenas de pessoas, quebrando a desconfiança e a falta de Fé do apóstolo Tomé. Vamos então pelo Caminho do Bem.