As regiões espirituais que cercam a Terra

É um tema profundo e exige estudos comparativos, mas sempre é gratificante para quem gosta e também tem interesse

Chamadas regiões umbralinas que cercam nosso planeta, constam em vários livros que tratam do assunto, em doutrinas religiosas desde séculos. Na Bíblia, temos citações rápidas sobre arrebatamentos ao terceiro Céu, ou seja, lugares fora desta nossa dimensão.

A famosa obra A Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri, que talvez a tenha começado a redigir em 1306, é composta por três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Como introdução a este texto que escrevo, cito-a pela coragem do autor de escrever, naquela época de perseguições políticas e religiosas.

Na obra, temos textos que Alighieri escreve sobre os círculos de vida após a morte, locais com muitos sofrimentos, e também círculos ou lugares felizes. Ele foi guiado para transitar por estes lugares na próxima dimensão, conhecida também por planos espirituais, e os mais próximos da crosta da Terra, por regiões umbralinas.

Li este livro há 39 anos. É de difícil leitura, mas ficamos com profunda impressão. Li três vezes as duas primeiras partes, Inferno e Purgatório. Depois, com a leitura de obras de literatura espírita, consegui entendê-la com mais profundidade, realizando comparações. É tema que poucas noções tivemos na infância e na adolescência, mas, na vida adulta, lendo sobre sonhos e lugares que vamos desprendidos do corpo físico, acabamos por entender um pouco mais.

Lembrando de sonhos, alguns pensadores recomendam anotá-los, como um meio de nos conhecermos melhor. Assim, também começaremos a lembrar mais e entender mais estas lembranças fora do corpo.

As regiões espirituais que cercam nosso planeta se assemelham à formação de uma cebola. Sempre uso esta imagem quando falo sobre este tema. O centro da cebola é a Terra, e as camadas, os céus a que se referem os antigos escritores, alguns sobre os nove céus. Realmente temos muitos lugares para irmos quando deixarmos o corpo físico no caixão.

Citação bíblica: “Há muitas moradas na Casa de Meu Pai”. Evangelho de João, cap.: XIV. Moradas aqui no planeta e pelo Universo além. É um tema profundo e exige estudos comparativos, mas sempre é gratificante para quem gosta e também tem interesse. Este ano de 2024 exigirá atenção planetária e vigilância dos sonhos de todos nós. Vamos, então, pelo Caminho do Bem.