Dentre as ocorrências destacadas pela delegacia de Santa Maria, está a prisão de um homem, com apreensão de mais de 2 mil smartphones, em setembro, em Caçapava, e a apreensão de mais de 20 mil maços de cigarros contrabandeados, em dezembro, em São Sepé
As operações de combate ao crime realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2024 trouxeram resultados positivos para a sociedade, interceptando dezenas de cargas de organizações criminosas. Foram quase 30 toneladas de drogas, aproximadamente 200 armas de fogo, mais de 835 mil maços de cigarros e mais de 15 toneladas de agrotóxicos apreendidos, além de 407 veículos recuperados e 3.345 pessoas presas.
Drogas
A PRF fecha o balanço de 2024 com destaque para as apreensões de maconha e cocaína. A quantidade de drogas apreendidas em relação ao ano anterior aumentou. Na média, foram mais de 80 quilos dessas substâncias retiradas de circulação por dia. Com a quantidade apreendida, seria possível comercializar quase 7 milhões de papelotes de cocaína e mais de 55 milhões de cigarros de maconha, o equivalente a cinco cigarros por habitante do estado.
Contrabando
As apreensões de cigarros e de agrotóxicos contrabandeados também tiveram destaque. São produtos que geram graves problemas à saúde pública por possuírem, em sua composição, substâncias muito nocivas aos seres humanos e ao meio ambiente. Em 2024, a PRF impediu o comércio de mais de 800 mil maços de cigarros ilegais e a introdução ilícita de quase 15 toneladas de agrotóxicos em solo gaúcho.
Armas e veículos
Foram 407 veículos roubados ou furtados devolvidos aos donos, e 196 armas ilegais retiradas de circulação.
Descapitalização do crime organizado
Com ações estratégicas e maior investimento em inteligência, tecnologia e treinamento, a PRF reforçou o combate ao crime organizado, enfraquecendo sua logística e descapitalizando suas operações. Em destaque, foram apreendidos quase R$ 1,1 milhão e cerca de 300 mil dólares em dinheiro sem procedência, transportados de forma ilícita.
Maiores apreensões
Combate ao Crime em números
Em comparação com 2023, houve um aumento de 23,7% na quantidade de maconha e de 33,3% na quantidade de cocaína apreendidas. Ao todo, no estado, foram apreendidas 27,3 toneladas de maconha; 1,9 toneladas de cocaína; 835 mil maços de cigarros; 15,1 toneladas de agrotóxicos; 196 armas de fogo; e 407 veículos. Além disso, 3.345 pessoas foram presas.
Apreensões e prisões na delegacia da PRF, em Santa Maria
Os números das apreensões de entorpecentes na delegacia da PRF, em Santa Maria tiveram expressivo aumento no ano. Mais de seis toneladas de maconha e de 250 quilos de cocaína foram apreendidos na região, números que representam cerca de 20% do total das apreensões de entorpecentes no estado. Nestas ocasiões, 38 pessoas foram presas por tráfico de drogas.
Além disso, a apreensão de dinheiro em espécie, seja em moeda nacional, seja em moeda estrangeira, teve grande destaque, com mais de R$ 760 mil, de 100 mil dólares e de 70 mil euros apreendidos em apenas uma ocorrência.
Entre os casos registrados pela PRF em Santa Maria, os que tiveram maior repercussão foram:
Combate ao crime em números, na delegacia da PRF, em Santa Maria
Em 2024, foram registradas na Delegacia da PRF em Santa Maria as apreensões de seis toneladas de maconha; 264 quilos de cocaína; 123 mil maços de cigarros; 12 armas de fogo; e 17 veículos, além da prisão de 267 pessoas.
Texto: Ascom PRF – adaptado