“A COP brasileira foi esvaziada, e até a Marina Silva declarou que os resultados foram muito discretos”
1. Bolsonaro foi conduzido no sábado, 22 de novembro de 2025, para uma sala (na verdade, um apartamentinho) na sede da Policia Federal, em Brasília, para cumprir ali a sua prisão preventiva, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Conforme todos os leitores já sabem, o ex-presidente encontrava-se em prisão domiciliar em sua própria casa, na Capital Federal, vigiado bem de perto por alguns agentes da Policia Federal. A surpresa, e até o ineditismo do fato, foi o motivo dessa medida fora de rotina: Bolsonaro teria tentado desmontar a tornozeleira eletrônica que portava na perna com um ferro quente. Se for verdade, é uma grande estupidez da parte de uma pessoa teoricamente esclarecida.
Obs.: estas medidas restritivas ainda não são em virtude de sua condenação polêmica de 27 anos de reclusão, por liderar uma tentativa de Golpe de Estado em 2024, depois de sair da presidência.
2. O vereador Thiago Freitas fez uma publicação nas redes sociais, alertando para a grave situação financeira da Prefeitura de Caçapava. Segundo ele, atualmente, as contas estão no vermelho e faltariam algo em torno de R$ 60 milhões para encerrar o ano no azul.
Há dois fatos preocupantes a respeito deste assunto: a falta de medidas compensadoras ou resolutivas, por parte da atual administração do “vídeo-prefeito” Marcelo Spode, e as recentes medidas aprovadas pelos senhores vereadores da situação, criando cargos e reajustando gratificações, consequentemente, aumentando os gastos com a folha de pessoal.
E isso que, no início do ano, os atuais mandatários divulgaram que haviam recebido o governo com uma baita dívida. Pelo jeito, estão tratando de fazê-la crescer um pouco mais.
3. Terminou em nada a COP30, depois de muita mídia, muitos gastos milionários (cerca de R$ 800 milhões), e até um incêndio em um dos pavilhões montados em Belém do Pará, especialmente para o evento. Na verdade, tal encontro sobre o clima do planeta já não contou com a participação dos maiores líderes mundiais e, inclusive, os dois países mais poluidores do mundo, que são a China e os Estados Unidos. A COP brasileira foi esvaziada, e até a Marina Silva declarou que os resultados foram muito discretos.
4. Enquanto isso, proibiram judicialmente um CTG de São Sepé de marcar gado com ferro quente, em competições campeiras tradicionais daquela freguesia. Daqui a pouco, teremos de virar uma nova Índia, onde as vacas são sagradas, sem nem adotar o hinduísmo ou a religião que o valha. Só que, em Caçapava, seria bem capaz de adorarem as vacas, mas também os cachorros de rua e algum outro animal dos tantos que já circulam livres pelas ruas da Capital do Carinho. Desconfio que não falta muito para proibirem o consumo dos ovos, tendo em vista que eles também geram “sofrimento” para serem produzidos. Daqui a pouco, seremos vegetarianos na marra.