De todos os pontos de nosso Estado, legiões de voluntários põem-se a serviço da limpeza e da reconstrução de casas, ruas e estradas atingidas, são um sinal animador para aqueles que já perdiam a esperança
Em meio às imagens estarrecedoras, ao ver cidades e estradas destruídas, as águas levando em suas correntezas tantas vidas, alguns flagrantes nos restituem a certeza de que o coração humano ainda pulsa de amor ao próximo e compaixão.
De todos os pontos de nosso Estado, de cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, da Serra, do Planalto e da Campanha, legiões de voluntários põem-se a serviço da limpeza e da reconstrução de casas, ruas e estradas atingidas, são um sinal animador para aqueles que já perdiam a esperança. Bombeiros de muitos municípios, inclusive Caçapava do Sul, levam provisões arrecadadas entre a população que se compadece de seus irmãos flagelados.
O trabalho dessa gente solidária empunhando pás, vassouras, escavadeiras e baldes, e o resultado rápido e seguro da limpeza das cidades destruídas, não há dinheiro que pague jamais. Trabalhos não oficiais, livres, portanto, de burocracia, são mais ágeis e satisfatórios, pois são feitos com amor e empatia.
Nosso Planeta está doente e clama por salvação. Conferências internacionais acontecem com esse objetivo, mas falta unanimidade nos acordos, pois os países que mais poluem o ambiente natural com suas indústrias são os que se recusam a aceitá-los na íntegra.
Enquanto as águas dos rios gaúchos nos submergem, lá em Marrocos é a terra que treme no maior índice acontecido desde o século passado, soterrando casas e vitimando mais de mil pessoas. Logo neste momento, que as delegações de Caçapava e da Quarta Colônia, bem como do Ceará, lá foram receber as certificações da ONU para os nossos Geoparques.
O prefeito Amestoy, o secretário Stener Camargo e o E.T. Caçapavano, acompanhados por representantes das universidades Unipampa e UFSM, estão aparecendo nos jornais da Globo e de outras emissoras, divulgando nosso nome e nossa história ao mundo.
O E.T. vai fazer um roteiro pela Europa para propagar nossos pontos turísticos. Marta Teixeira da Silveira, conhecida artesã das Minas do Camaquã, recebeu menção honrosa pelas suas descobertas no trabalho das lãs, pedras e ervas que fazem seus trabalhos tão especiais e procurados em todo o país.
Que cessem as chuvas, e a Primavera venha alegrar-nos com suas flores, cores e a sensação de que somos gente que sente, que ama e que sonha.