Caçapava recebe o 15° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

Segundo o diretor do Campus Caçapava, o evento promovido pela Unipampa nesta semana deve receber mais de mil pessoas, e os hotéis e pousadas da cidade já estão lotados

Crédito: Divulgação

O Campus Caçapava da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe, entre os dias 28 e 30 de novembro, o 15° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). De acordo com o diretor do campus, José Rojas, o objetivo do SIEPE é difundir a ciência e a tecnologia, assim como todos os trabalhos que envolvam a sociedade em que a Unipampa está inserida. Além disso, busca uma integração entre as dez unidades da universidade, promovendo diversos tipos de eventos, palestras e rodas de conversa.

A 15ª edição do SIEPE deve receber mais de mil pessoas, conforme o diretor. Ele também informou que os hotéis e pousadas da cidade já estão lotados e que os restaurantes se preparam para atender à grande demanda. Além de estudantes dos outros nove campi da Unipampa, o evento já tem confirmada a presença de pesquisadores de outras universidades, como as federais de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel).

A Unipampa também está trabalhando para viabilizar o transporte e o alojamento de alunos que não possuem condições financeiras para vir a Caçapava e pagar por hospedagem.

– Contamos com transporte próprio e também de empresas terceirizadas, que farão o deslocamento das nove unidades acadêmicas até Caçapava. Além das pessoas que se hospedarão em hotéis e pousadas, outras poderão ficar em um alojamento coletivo, no Ginásio de Esportes Dr. Cyro Carlos de Melo, que foi um apoio dado pela Prefeitura. E no evento, vamos ter alguns lonões, oriundos de uma parceria com a Prefeitura e com a Câmara de Vereadores – conta Rojas.

Além disso, como a programação do SIEPE é ampla, com diversas atividades no Campus e em outros pontos do município, será ofertado transporte gratuito para os participantes. Isso inclui as visitas aos pontos turísticos de Caçapava, que farão parte do GeoDia. Maiores informações podem ser obtidas em https://bit.ly/3Rbp6gh.

– No GeoDia, haverá uma palestra de abertura com coordenadores envolvidos no projeto do Geoparque e uma palestra internacional, sobre sustentabilidade, com um professor mexicano. Serão diversas atividades e apresentações de trabalhos. Além disso, vamos poder conhecer melhor nosso território, com visitas aos geosítios de Caçapava – destaca o diretor.

Sobre as expectativas para o evento, José Rojas comenta:

– É a primeira vez que Caçapava recebe o SIEPE, que já aconteceu em Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento e Bagé. E agora chegou a vez de Caçapava. Estamos com algumas dificuldades, por ser algo tão grande, mas tivemos essa coragem de sediar esse evento que, desde 2019, não acontece de forma presencial. Então, será um grande desafio, mas estaremos aqui para receber toda a comunidade da Unipampa, para mostrar os potenciais de Caçapava e os potenciais do nosso Campus.