Caçapava registra cinco casos de leptospirose

São sintomas da doença: febre; dor muscular (principalmente nas panturrilhas); falta de apetite; náuseas/vômitos; dor de cabeça

leptospirose1
Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde realizou, ontem (05), um levantamento da presença de leptospirose em Caçapava. Já na manhã de hoje (06), a Prefeitura divulgou em suas redes sociais um aviso de alerta à população, devido cinco casos da doença terem sidos confirmados na averiguação.

– A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados; sua contaminação ocorre através do contato da pele humana ou mucosas com a água ou o lodo – diz o boletim.

São sintomas da doença: febre; dor muscular (principalmente nas panturrilhas); falta de apetite; náuseas/vômitos; dor de cabeça.

Para prevenir a leptospirose, a Secretaria de Saúde aconselha evitar o contato com resíduos de enchentes e esgoto, bem como realizar a limpeza de superfícies contaminadas com lama, utilizando a seguinte solução: para 20 litros de água, adicionar duas xícaras de chá (400mL) de água sanitária. Aplicar no local e deixar agir por 15 minutos.

Informações: Imprensa Prefeitura