Caçapavano soma prêmios em exposições pelo Brasil

Marcos Teixeira Lopes é estudante de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Unipampa, campus São Borja. Conquistas vieram por meio de sua agência publicitária experimental, a co.libre

Crédito: arquivo pessoal

O caçapavano Marcos Teixeira Lopes, de 27 anos, é estudante do último semestre do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja. E apesar de ainda não ter concluído a graduação, ele já soma quatro prêmios em sua carreira, todos conquistados por sua agência publicitária experimental, a co.libre.

Formada em 2021, na disciplina de Agência 1, ‘co.libre’ significa ‘comunicação libre’. Conforme explica Marcos, como São Borja fica na fronteira com a Argentina, a escolha do nome foi para trazer uma ideia de agência latino-americana.

Além de Marcos, outros cinco jovens estudantes fazem parte da agência: Caroline Antonioli, 27 anos, de Vila Flores/RS; Gabriel Henrique Ricciardi Matos, 25 anos, de Guaxupé/MG; Jéssica Ferreira da Rosa Martinez, 26 anos, de São Borja/RS; e João Vitor Silveira Oleques, 28 anos, de Alegrete/RS.

Em junho de 2022, a co.libre ganhou dois prêmios na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que ocorreu em Balneário Camboriú/SC. De acordo com Marcos, a Expocom é um evento produzido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares (Intercom) e visa premiar os melhores trabalhos produzidos por estudantes da área de Comunicação.

– Ganhamos na categoria de Campanha Publicitária, com a campanha de divulgação que fizemos para o curso de Publicidade e Propaganda, da Unipampa, que foi orientada pela professora Renata Coutinho. Também ganhamos na categoria Publicidade em Mídia Alternativa, com um projeto gráfico fictício de promoção de vendas, que visava aumentar o fluxo de pessoas nos espaços físicos de livrarias parceiras da Editora Intrínseca. Este foi orientado pelo professor Fernando Silva Santor – contou.

Neste ano, em junho, a co.libre participou novamente da fase regional da Expocom, que ocorreu na cidade de Guarapuava/PR. Dessa vez, a equipe conquistou o prêmio na categoria de Videoclipe, com o vídeo produzido para a banda Espelhos de Okê, orientado pela professora Sara Alves Feitora. O trabalho também foi premiado na etapa nacional da exposição, que ocorreu em Belo Horizonte/MG.

Sobre ter conquistado tantos prêmios em tão pouco tempo, Marcos disse que foi muito satisfatório, porque, além de ter sido ao lado de amigos que respeita e admira, e com trabalhos aos quais se dedicaram muito para produzir, conseguiram levar o nome da Unipampa às premiações.

– São prêmios da co.libre, de toda a 14° turma de Comunicação Social e também da Unipampa – declarou.

– São prêmios da co.libre, de toda a 14° turma de Comunicação Social e também da Unipampa – declarou.

Sobre o futuro, Marcos disse que pretende buscar oportunidades de trabalho na área, em agências de marketing e de comunicação. Destacou, ainda, que Caçapava tem ótimas agências, assim como Porto Alegre.

– Vou atrás de alguma oportunidade, e seguir estudando sempre, pois é uma área em constante crescimento – concluiu.

Quem quiser conhecer o trabalho da co.libre e de Marcos pode segui-los no Instagram, em https://bit.ly/45j6les e em https://bit.ly/48E69t8. Os trabalhos premiados podem serem acessados em https://bit.ly/48SF0Dd, assim como outras produções de Marcos.