Caçapavanos lançam o livro Contos para o Mestre

Obra que celebra os 20 anos da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche ganhou sessão de autógrafos na Casa de Cultura Juarez Teixeira

Lançamento Livro Oficina Alcy 1
Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava

A Casa de Cultura Juarez Teixeira recebeu, na noite de ontem (22), o lançamento do livro Contos para o mestre, que celebra os 20 anos da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche. O evento teve a presença dos três caçapavanos que participam da coletânea: Mariane Macedo, Liziane Alves Dotto Castro e Lauricio da Silva Costa, que conversaram com a Gazeta antes da sessão de autógrafos desta que é a centésima obra resultante do projeto dirigido pelo escritor Alcy Cheuiche.

Mariane de Macedo é formada em Psicologia e atua como psicóloga jurídica na Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe/RS) e também em consultório particular, em Caçapava. Atualmente, é candidata à analista junguiana pelo Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul (IJRS).

Seus contos, revela Mariane, discorrem sobre relações interpessoais, sentimentos e emoções decorrentes de vivências.

– Sou muito grata pela oportunidade [de participar desta coletânea], pois sempre tive a oficina como uma terapia. Escrevo desde criança, e com a chegada do Alcy a Caçapava, pude realizar um sonho, aprender técnicas que me possibilitam costurar as letras com o imaginário. Tecer histórias e colocar alma nos personagens é viver uma profunda experiência de amor – comenta.

Liziane Alves considera que ser aluna de Alcy Cheuiche é um presente.

– Ele é um Mestre generoso, sensível e agregador – afirma.

Assim como Mariane, ela diz compreender a escrita como instrumento terapêutico. Em seus contos, o foco é a sua família, sendo o avô Orlando a fonte de inspiração para muitos assuntos.

Além de escritora, Liziane é advogada e, desde 2007, mora em Brasília. Por isso, participou da oficina de forma virtual.

Formado em Sistema de Informação, com especialização em Gestão de Negócios, Laurício Costa também está presente no livro. Ele é empresário no ramo de Tecnologia da Informação desde 2006, e seus contos abordam o passado e os costumes gauchescos, com apelo forte à região, em especial Caçapava.

– Fazer parte da Oficina de Criação Literária do Alcy foi uma grata experiência. Poder aprender com o mestre e ser tão bem-recebido por colegas com obras já publicadas, que me deixaram muito à vontade para desenvolver o processo de criação. Em relação ao livro, tem um significado muito especial, pois celebra os 20 anos de Oficina Literária. É um orgulho fazer parte desse time de escritores, que por duas décadas agraciou a comunidade com belas obras – conclui.

Confira os registros do evento