O prefeito Giovani Amestoy, o secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e o E.T. Caçapavano estão no Marrocos para receber a certificação do município como Geoparque Mundial
Uma comitiva de representantes do Geoparque Caçapava está em Marrakesh, no Marrocos, participando da 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Globais da Unesco 2023. O prefeito Giovani Amestoy, o secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e o E.T. Caçapavano, que arrecadou recursos com apoiadores para a viagem, estão no evento acompanhados de representantes das universidades federais do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM).
Durante o encontro, que iniciou ontem, dia 07, e encerra na segunda-feira, dia 11, serão entregues os certificados de reconhecimento a 18 novos geoparques, incluindo o Caçapava e o Quarta Colônia. Também haverá uma reunião entre representantes de 195 geoparques, com o objetivo de trocar experiências e estabelecer parcerias.
A comitiva caçapavana integra a delegação da Unesco Brasil, que conta com 40 pessoas vinculadas aos territórios dos geoparques brasileiros Araripe (CE), Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC), Seridó (RN), Quarta Colônia e Caçapava.
Tour pela Europa
Para o E.T. Caçapavano, Marrakesh é apenas a primeira parada. Ele também levará o nome de Caçapava em um tour por países da Europa, tendo como meta chegar a Paris e tirar uma foto na Torre Eiffel, vestindo sua tradicional camiseta com os dizeres “Eu amo Caçapava do Sul”.
Sobre a participação na conferência, ele disse que “é um momento histórico para a cidade, e de grande expectativa, um reconhecimento que trará grande visibilidade ao município a nível mundial, fomentando o turismo e o desenvolvimento local”.