Caçapavanos participam de conferência da Unesco

O prefeito Giovani Amestoy, o secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e o E.T. Caçapavano estão no Marrocos para receber a certificação do município como Geoparque Mundial

ET em Marrakesh

Uma comitiva de representantes do Geoparque Caçapava está em Marrakesh, no Marrocos, participando da 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Globais da Unesco 2023. O prefeito Giovani Amestoy, o secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e o E.T. Caçapavano, que arrecadou recursos com apoiadores para a viagem, estão no evento acompanhados de representantes das universidades federais do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM).

Durante o encontro, que iniciou ontem, dia 07, e encerra na segunda-feira, dia 11, serão entregues os certificados de reconhecimento a 18 novos geoparques, incluindo o Caçapava e o Quarta Colônia. Também haverá uma reunião entre representantes de 195 geoparques, com o objetivo de trocar experiências e estabelecer parcerias.

A comitiva caçapavana integra a delegação da Unesco Brasil, que conta com 40 pessoas vinculadas aos territórios dos geoparques brasileiros Araripe (CE), Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC), Seridó (RN), Quarta Colônia e Caçapava.

Tour pela Europa

Para o E.T. Caçapavano, Marrakesh é apenas a primeira parada. Ele também levará o nome de Caçapava em um tour por países da Europa, tendo como meta chegar a Paris e tirar uma foto na Torre Eiffel, vestindo sua tradicional camiseta com os dizeres “Eu amo Caçapava do Sul”.

Sobre a participação na conferência, ele disse que “é um momento histórico para a cidade, e de grande expectativa, um reconhecimento que trará grande visibilidade ao município a nível mundial, fomentando o turismo e o desenvolvimento local”.