Café do Luizinho pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial

Proposta foi apresentada pelo vereador Ricardo Rosso. Fundado em 1941, o local é um dos mais tradicionais pontos de encontro dos caçapavanos

Café do Luizinho pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial_crédito Gabinete do vereador Ricardo Rosso
Crédito: Gabinete do vereador Ricardo Rosso

O Café do Luizinho, um dos mais tradicionais pontos de encontro da cidade, pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Caçapava. A proposta, que tem o objetivo de preservar a memória dos caçapavanos, foi apresentada pelo vereador Ricardo Rosso (PP).

Fundado em 1º de janeiro de 1941, por Luiz Rosa, o Café do Luizinho é símbolo de convivência comunitária há mais de oito décadas. Localizado na Rua Quinze de Novembro, diariamente recebe cidadãos de todas as gerações e crenças para conversar sobre política, religião, esportes e assuntos que movimentam a cidade.

Hoje, o Café é mantido com dedicação pelos filhos de Luiz Rosa, Ernesto e Betinho, que gerenciam o estabelecimento, mantendo viva a tradição iniciada pelo pai. Destaca-se, ainda, a contribuição do filho Vica, que por muitos anos trabalhou ao lado dos irmãos e agora está aposentado.

– O Café do Luizinho representa não apenas a continuidade de um empreendimento familiar, mas também uma expressão viva da nossa cultura. Reconhecê-lo como Patrimônio Cultural e Imaterial é uma forma justa de homenagear essa história e preservar tantas outras que foram contadas no local – afirmou o vereador.

Texto: Tisa de Oliveira/Imprensa Câmara – adaptado