Carnaval 2024: como estão os preparativos?

A Gazeta acompanhou, durante esta semana, os ensaios das Escolas de Samba de Caçapava para o desfile deste sábado. Hoje, saiba o que a Leões da Fiel está planejando

Leões da Fiel
Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava

A Leões da Fiel é a terceira Escola de Samba confirmada para o desfile de Carnaval de Caçapava, que está marcado para às 20h de amanhã (10), na Rua Quinze de Novembro. Ontem (08), a Gazeta acompanhou o ensaio desta entidade carnavalesca, que aconteceu na casa de seu presidente, Gilson Machado Perdomo.

Fundada em 2015, a Leões promete levar à avenida neste ano uma homenagem para Roque Lane Rosa de Assis, que foi membro da comissão técnica do Esporte Clube Tamandaré, de Caçapava, e também o responsável pela criação do Santos Futebol Clube, escolinha que conquistou diversos títulos representando a cidade em campeonatos municipais e estaduais. Além disso, Roque foi um grande incentivador da inclusão e da permanência do jovem no esporte. São 39 anos lutando pelo lema “Incentive, participe e vibre. Esporte sim, drogas não!”.

– Caçapava tem o costume de sempre homenagear personalidades com sobrenomes de família grande ou que deem algum retorno no resultado das urnas, transformando-os em nomes de ruas ou homenageando-os depois que vão para debaixo da terra. Então, nós vamos fazer isso em vida – afirmou Gilson.

O compositor Adilson Feliciano ficou responsável pelo samba enredo em homenagem a Roque. “A lenda – o jogo só acaba nos 90 do segundo tempo” será interpretado, na avenida, por Vitória e Juan Santos.

– Eu fui agraciado e, ao mesmo tempo, desafiado a compor uma singela homenagem para uma pessoa que, para mim, desempenha um papel extremamente importante na nossa sociedade: o senhor Roque, a Lenda. Uma pessoa que se dedica, dia após dia, ao trabalho de inclusão das crianças, jovens e adultos, dando a eles o direito de sonhar e de conquistar os seus objetivos. Fica aqui todo o meu respeito para esse trabalho maravilhoso que essa lenda faz – comentou Adilson.

Alguns dos nomes que a Leões da Fiel levará para a avenida são: o Mestre de Bateria, Kauan Marques; a Porta Bandeira Ana Carolina; o Passista Carlos Silva (representante do Esporte Clube Tamandaré); as Passistas Kassia e Bruna Mendes; e a Rainha do Bloco Balaka, Maria Vitória. A coordenação das alas ficará a cargo de Carolina Alves, Beto Marques e Marcio Santos.