Carnaval 2024: como estão os preparativos?

A Gazeta está acompanhando, nesta semana, os ensaios das Escolas de Samba de Caçapava para o desfile deste sábado. Hoje, saiba o que a Unidos da São João está planejando

Ensaio Unidos da São João
Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava

A Unidos da São João é uma das Escolas de Samba confirmadas para o desfile de Carnaval em Caçapava, que está marcado para o sábado (10), às 20h, na Rua Quinze de Novembro. Fundada em 2000 pelo mestre Juninho, levará à avenida as Rainhas escolhidas para formar a Corte do Carnaval 2024, Dariellen Ribas (Adulta) e Fátima Lopes (Melhor Idade). Outro destaque será a presença de aproximadamente 20 crianças.

Na terça-feira (05), a Gazeta acompanhou o ensaio da escola, que aconteceu no Estádio Aristides Dias de Macedo, e conversou com o coordenador e mestre-sala, Joanes Oliveira Nunes. Ele revelou que a São João pretende desenvolver no desfile uma temática que aborde a desigualdade social, com um samba-enredo que reflete sobre as relações entre o rico e o pobre, e o preconceito contra raças e valores.

Na entrevista, Joanes também comentou sobre a participação do Poder Público Municipal na preservação das Escolas de Samba:

– A Secretaria de Cultura, junto ao Stener, tenta fazer o Carnaval acontecer. Mas a Prefeitura e o Governo não ajudam as Escolas de Samba de Caçapava do Sul. Há três escolas na cidade, e não temos um espaço nosso, tipo uma sede, para podermos ensaiar, para fazermos eventos para arrecadarmos dinheiro para a compra de instrumentos – desabafou.

No ensaio que acompanhamos, os membros da escola tiveram de ocupar apenas um pequeno espaço, onde eles mesmos instalaram uma lâmpada ao chegarem, para que pudessem ter a iluminação necessária. O resto do estádio estava às escuras e, no entorno, a grama alta tomava conta do local.

Quem quiser acompanhar os trabalhos da Unidos da São João pode segui-la no Instagram.