Lei de autoria do vereador Giordano Borba foi sancionada ontem pelo prefeito Marcelo Spode. Objetivo é fortalecer, promover e incentivar a difusão dos festejos, tradicionalmente reconhecidos como uma das mais antigas manifestações culturais e populares da cidade
O prefeito Marcelo Spode (PP) sancionou ontem (07) uma lei de autoria do vereador Giordano Borba (PT), que reconhece o Carnaval como Patrimônio Imaterial de Caçapava. A cerimônia de assinatura contou com a presença dos secretários de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, e de Gestão, Governança e Desenvolvimento, Dilvane Loreto; da secretária-adjunta de Gestão, Valdirene Dutra; da diretora do Centro Municipal de Cultura, Sabrina Costa; da coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cátia Cilene Morais Dutra; e de representantes das Escolas de Samba locais.
Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Patrimônio Imaterial de um local são “práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”. Ele deve ser “transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”.
De acordo com a lei sancionada em Caçapava, o objetivo do reconhecimento do Carnaval como Patrimônio Imaterial é fortalecer, promover e incentivar a difusão dos festejos, tradicionalmente reconhecidos como uma das mais antigas manifestações culturais e populares da cidade. Com a sanção, o Município passa a ter respaldo legal para buscar recursos destinados à ampliação e à diversificação do evento.
Durante a cerimônia, foi destacado o sucesso do Carnaval 2025, tanto pela organização e pela grande mobilização do público quanto pelo impacto positivo nas vendas do comércio e da praça de alimentação. Também foi confirmada a realização do Carnaval de Inverno, que promete movimentar novamente a cidade nos próximos meses.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura