CCJT projeta a inauguração de mural para outubro

A obra será realizada na última quinzena do mês, como parte das celebrações de dois anos da Casa

A Casa de Cultura Juarez Teixeira avança com o projeto de produção de um mural na fachada da Benjamin Constant, com imagens do território e de personagens de Caçapava. Esta semana, o professor André Krusser Dalmazzo e três de seus alunos do curso de Desenho Industrial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estiveram na cidade para ajustar o trabalho e testar a forma como vão passar o desenho para a parede. A visita contou com a participação de Affonso Montagner Maia (que realizou o desenho), André Delignhausen Saccol e Daniela Amaral.

A obra será realizada na última quinzena de outubro, como parte das celebrações de dois anos da Casa de Cultura, e deve demorar três dias. Os alunos precisam passar o desenho para a parede após o entardecer, com a ajuda de um datashow, para somente depois começar a pintá-lo.

O projeto só vem sendo possível com a ajuda de várias pessoas e instituições. Primeiro, com o apoio da vereadora Mirella Biacchi (PDT), que acreditou na proposta e direcionou à Casa de Cultura parte do valor de suas emendas impositivas.

Depois, com a parceria com a UFSM, por meio do projeto de extensão “Design gráfico para gestão de projetos coletivos: Casa de Cultura Juarez Teixeira”, que inclui ainda a criação de sinalização gráfica para a Casa e de outros produtos ao longo do próximo ano.

Por fim, tem sido fundamental também o apoio do Geoparque Caçapava, que está auxiliando essa nossa atividade com recursos da UFSM para transporte dos alunos e pagamento de um bolsista para trabalhar no projeto. A Prefeitura, via Secretaria de Cultura e Turismo, também tem dado apoio à empreitada.

Guasqueiros – O curso de guasqueiro e a exposição da produção de obras em couro foram transferidos em função da Semana Farroupilha, momento em que os profissionais estão no auge da produção. Nova data será anunciada, provavelmente para fins de outubro ou novembro. Interessados no curso e em expor podem entrar em contato com a Casa pelo WhatsApp (55) 9 9696 1582. A iniciativa depende da liberação de verbas de emendas e teve o apoio do vereador Mariano Teixeira (PP).