Aulas serão ministradas por Eduardo Veiga, no CTG Sentinela do Forte
A Casa de Cultura Juarez Teixeira oferece um curso gratuito de guasqueiro, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, em Caçapava do Sul. As aulas serão realizadas no CTG Sentinela do Forte e ministradas por Eduardo Veiga. O projeto é financiado com emenda impositiva do vereador Mariano Teixeira (PP). Após o curso, os trabalhos realizados serão expostos na CCJT.
O termo “guasqueiro” refere à pessoa que tem por oficio a “guasqueria”, isto é, aquele que trabalha com o couro cru e com o couro sovado para confeccionar, segundo a necessidade ou a ocasião, as diversas prendas do apeiro gaúcho (montaria). A Assembleia Legislativa do RS aprovou uma lei que reconhece o trabalho do guasqueiro como patrimônio histórico e cultural do Estado.
O objetivo deste projeto é destacar a importância da produção de artigos em couro no município, considerando o crescimento do mercado de artesanato e a demanda dos consumidores, que impulsionam a produção de peças e a adoção de estratégias comerciais pelos artesãos, como a participação em feiras.
O curso vai ensinar técnicas iniciais de manejo do couro, direcionado especificamente àqueles que desejam se dedicar à confecção de peças em couro cru, seguindo os princípios da atividade de guasqueiro. Serão abordadas, ainda, técnicas de costura, trançado e acabamento, que poderão ser aplicadas em diferentes tipos de peças.
“Os artesãos gaúchos, que habilmente trabalham com couro, são responsáveis por criar peças preciosas, como apeiros de montaria, cintos, guaiacas, bainhas de faca e diversos outros itens. Com dedicação e firmeza, esses trabalhadores mantêm viva a cultura e a arte, que são essenciais para a identidade gaúcha e para o trabalho no campo” disse Mariano.
Quem quiser participar do curso pode entrar em contato pelo WhatsApp (55) 9 9696-1582.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.ACEITARPolítica de Privacidade