CCJT sedia sessões de autógrafo do SIEPE

Dez pesquisadores da Unipampa lançam seus livros em Caçapava, hoje, a partir das 17h. Conheça as obras

Dez pesquisadores da Unipampa lançam seus livros em Caçapava, durante o 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da universidade. As sessões de autógrafo serão na Casa de Cultura, no dia 29, das 17h às 19h. Conheça os livros:

Geoaventuras em Caçapava do Sul: pequenos exploradores revelam histórias incríveis na Capital Gaúcha da Geodiversidade – versão digital (Caçapava). Coordenado por Renata Miranda, marca a estreia de sete novos escritores, de 08 e 09 anos de idade! São 15 histórias resultantes do Geoparque Literário, projeto educacional que envolve alunos do ensino fundamental na criação de contos de aventura, ambientados nos geomonumentos de Caçapava.

A grande origem da fotossíntese (São Gabriel). Também para crianças, é escrito por Crix D’Oliveira, pseudônimo da pesquisadora Cristiane D’Oliveira. Mergulha os leitores numa jornada fascinante pela história da fotossíntese, revelando como esse processo simples transformou radicalmente o planeta.

Penalistas na ditadura (Livramento). Marcelo Mayora Alves analisa os discursos dos “penalistas notáveis” que atuaram no período da ditadura civil-militar brasileira, mostrando como contribuíram para a legitimação do regime.

A China que não te contaram: uma aventura incrível de três meses (Alegrete). Chiara Valsecchi retrata o período em que esteve na China para experiências acadêmicas, apresentando as diferenças culturais, tradições, comidas e as viagens realizadas no país, muitas vezes coberto por falsos preconceitos.

O último gaúcho brasileiro-oriental: biografia e memórias de Edu Macedo (Bagé). Cássio Lopes resgata a biografia de Edu Macedo, gaúcho, misto de brasileiro e oriental que se criou na Serrilhada (Bagé), fronteira com o Uruguai. O personagem foi líder comunitário e desempenhou várias atividades campeiras hoje extintas: carreteiro, tropeiro, contrabandista, quilero e matreiro.

Entre o efêmero e o duradouro: a escola de filosofia da linguagem de Augusto Ponzio no Brasil (Bagé). Coletânea com nove capítulos de estudiosos da obra do semiólogo e filósofo italiano Augusto Ponzio. Tem como um dos organizadores Nathan Souza, professor adjunto da Unipampa, Campus Bagé.

Investigações na e sobre a fronteira: a pesquisa no Campus São Borja – RS (São Borja). E-book que busca dar visibilidade para investigações registradas e desenvolvidas no Campus São Borja, da Unipampa. O recorte envolve pesquisas iniciadas, desenvolvidas ou concluídas no período 2018-2023. Organizado por Sara Feitosa et al.

Química em contexto (Caçapava). André Luís Silva da Silva apresenta textos introdutórios, breves, escritos originalmente para o site InfoEscola. Podem ser lidos e academicamente utilizados em qualquer sequência, de modo isolado ou agrupados, podendo contribuir a interesses diversos e/ou pontuais, em qualquer nível de escolarização.

15 anos do Campus Itaqui da Unipampa: registros de uma trajetória (Itaqui). Sidnei Luís Bohn Gass e José Carlos Corrêa resgatam o trabalho do campus, sua história, importância e potencial; marco histórico para Itaqui, projeto em constante evolução e patrimônio da sociedade regional e local.

Gênero, sexualidade e diversidades (São Borja). Organizado por Jaqueline Quadrado, traz artigos resultantes de pesquisas de integrantes do Grupo de Pesquisa Gênero, Ética, Educação e Política (GEEP) e pesquisadores convidados. Os diferentes olhares possibilitam um pluralismo dos temas abordados, sendo esse um dos maiores destaques da obra.