Centro de Umbanda é reconhecido como Patrimônio Público Cultural e Religioso

Projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara na sessão de hoje

Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores reconheceu o Centro de Umbanda Xangô de Lei como Patrimônio Público Cultural e Religioso do município. A votação ocorreu na sessão de hoje (03).

O Xangô de Lei foi aberto para o público em 1985, pelo Pai de Santo João Virgilino Félix Neto, conhecido como Bira. É chamado Pai de Santo o líder da comunidade religiosa afro-brasileira, responsável também por guiar os fiéis que buscam ajuda espiritual.

De acordo com o projeto aprovado, o Xangô de Lei é o terreiro em funcionamento mais antigo de Caçapava, somando mais de 400 Filhos de Santo (os fiéis guiados espiritualmente pelo Pai de Santo) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo. Trabalham lá mais de 70 Filhos de Santos, todos guiados pelos princípios da humildade e da honestidade, prezando pelo culto às entidades ancestrais da religião de matriz africana.

O Pai de Santo Bira e vários de seus Filhos estavam presentes na sessão para acompanhar a votação. O Centro de Umbanda Xangô de Lei fica na Rua Barão de Caçapava, 170.