Projeto CineSolarzinho exibirá curtas-metragens brasileiros e o filme “Turma da Mônica – Laços”, a partir das 19h, no Largo Farroupilha. Evento é gratuito e contará com distribuição de pipoca

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, versão para o público infantil do Projeto CineSolar que chega a Caçapava no domingo, dia 25. No Largo Farroupilha, a partir das 19h, serão exibidos cinco curtas-metragens brasileiros e o filme “Turma da Mônica – Laços”. A sessão terá entrada gratuita e distribuição de pipoca, e o público também poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no veículo que transporta o cinema.

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, e funciona através de duas vans que foram adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada uma também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção do cinema.

Além disso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Confira a programação:

Nimbus, o caçador de nuvens: durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas. (Duração: 15 minutos)

Aurora, a rua que queria ser rio: se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva e solitário, ela relembra sua trajetória, sonha com o futuro e se pergunta: “é possível uma rua morrer?”. (Duração: 10 minutos)

Clandestino: Tereza é uma garota comum, com uma imaginação nada comum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior, enquanto ela vai viver aventuras ao lado de sua avó. (Duração: 24 minutos)

Guri: Victor é um menino de 12 anos que sonha vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro. (Duração: 12 minutos)

As aventuras de Pety: o filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina. (Duração: 14 minutos)

Turma da Mônica – Laços: Cebolinha está agoniado, pois o seu cachorro, Floquinho, simplesmente sumiu. Agora, ele e seus amigos Mônica, Magali e Cascão bolam um plano para resgatar o bichinho. Mas a turma encontra um grupo rival, transformando a noite numa busca cheia de perigos. (Duração: 97 minutos)

Imagem: Divulgação