Primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Largo Farroupilha para evento único, marcado para as 18h30min. Serão exibidos seis curtas-metragens e um filme de forma gratuita. A pipoca também está garantida para os expectadores. Confira a programação
Cinema ao ar livre, pipoca e diversão, tudo de graça, com sustentabilidade, ciência e tecnologia. O encanto do CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado mais uma vez em Caçapava, na sexta-feira (24), às 18h30min, no Largo Farroupilha, para comemorar o aniversário do município.
A programação traz várias atividades, voltadas para todas as faixas etárias. Serão exibidos seis curtas-metragens ambientais e o filme “Meu Malvado Favorito 4”, além de visita ao furgão do CineSolar. A entrada é livre, sem necessidade de adquirir ingresso, e os filmes contam com recursos de acessibilidade (Libras, audiodescrição e legenda descritiva – é necessário baixar o app MLoad). Haverá distribuição de pipoca e, em caso de chuva, o evento será realizado no Clube União Caçapavana.
Toda a estrutura do CineSolar é transportada em um furgão adaptado com placas fotovoltaicas no teto: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. E além de meio de transporte, ele também é uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
– O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Nós acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema, e, quando têm, não são passeios tão acessíveis, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos – diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
A 9ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da CPFL RGE e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação, Cultura e Turismo. A realização é da Brazucah Produções, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Texto: Fernanda Martins/Ascom CineSolar – adaptado
18h30min – 1ª sessão
Histórias milenares – conhecendo a China: a equipe do CineSolar apresenta curiosidades e informações sobre a China, seu povo, cultura e o impacto da tecnologia nas fontes de energia renovável. Com um roteiro interativo e dinâmico, o público é convidado a praticar algumas palavras em mandarim, além de descobrir temas desse fascinante país. (Direção: Carlos Munhoz, Cynthia Alario e Paulo Perez – Brasil – 2025 – Documentário – Duração: 6min).
Lagrimar: Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar algo inesperado e enigmático. (Direção: Paula Vanina – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 14min).
Os Macurus: ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma. (Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 7min).
Ilha do Lixo: Janaína e seu pai, Alfredo, enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro e, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano. (Direção: Elisa Guimarães – Brasil – 2023 – Animação – Duração: 8min40s).
Vellozia: fruto do projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar”, executado pela Rede de Sementes do Cerrado, em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais. (Direção: Pedro de Castro Guimarães – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 13min).
Verde!: retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente. (Direção: Rodrigo Luluca – Brasil – 2020 – Animação – Duração: 06min 13s).
19h30min – 2ª sessão
Meu Malvado Favorito 4: Gru dá as boas-vindas a um novo membro da família, Gru Jr., que pretende atormentar seu pai. No entanto, sua existência pacífica logo desmorona quando um mentor do crime escapa da prisão e jura vingança contra Gru. (Direção: Chris Renaud – Aventura, Animação, Comédia, Família – 2024 – Livre – 1h28min).