Clube Harmonia realiza pré-lançamento de documentário e livro amanhã

Obras fazem parte do projeto Harmonia: memórias cruzadas e histórias vividas

Harmonia 1
Crédito: Divulgação

O Clube Recreativo Harmonia convida a comunidade para o pré-lançamento de dois trabalhos culturais, frutos do projeto Harmonia: memórias cruzadas e histórias vividas. O encontro ocorre amanhã, dia 20, a partir das 16h, na sede da entidade, localizada na Rua Barão de Caçapava, 861.

Em um primeiro momento, será realizado o pré-lançamento do livro Clube Recreativo Harmonia: um espaço de resistência no Rio Grande do Sul, organizado por Cátia Cilene Morais Dutra, Arianne Teixeira Lima de Paula, André Ramir da Silva e Deise Lisiane Soares Luiz. Confira a sinopse:

“Em um contexto de invisibilidade, que perpassa as vivências históricas do Rio Grande do Sul, surge a necessidade de mapear os pontos de memória negra, pois nesses lugares, resgata-se lembranças e reelabora-se construções sociais. O Clube Recreativo Harmonia é um desses pontos, sendo exemplo da luta e resistência do povo negro caçapavano”.

Em seguida, a partir das 17h, será apresentado o documentário Quem conta uma história, aumenta um ponto na memória do Harmonia, produzido também por Cátia, em parceria com Jonas Muller Lopes, Jean Oliveira Lopes e Start Produções. O filme apresenta relatos de antigos presidentes, de sócios e de frequentadores do Clube. São histórias de pessoas que, de algum modo, tiveram suas vidas marcadas pelo Harmonia.

Por fim, para as 19h, está marcada uma roda de conversa, com o tema Mapeamento dos pontos de memória negra no Geoparque Caçapava, com centralidade no Clube Recreativo Harmonia.

O projeto Harmonia: memórias cruzadas e histórias vividas é financiado pelo Pró-Cultura RS, do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura. Confira a programação completa abaixo:

Imagens: Divulgação