Em Caçapava, seis localidades do interior já estão sendo abastecidas pela Prefeitura com água potável

As altas temperaturas, somadas a um menor volume de chuvas, fazem com que os cursos e as fontes de água fiquem bastante reduzidos. Persistindo esta situação, a captação é dificultada, o que pode causar problemas de abastecimento. Por isso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) divulgou algumas dicas para economizar água neste período de estiagem.

Em Caçapava, desde sexta-feira (23), já está sendo necessário que a Prefeitura abasteça seis localidades com água potável. Até quarta-feira (28), 38 mil litros já haviam sido levados para Picada Grande, em três pontos (5 mil litros em cada); Serra do Santa Bárbara (5 mil litros); Vila Progresso (4 mil litros); Santa Bárbara (5 mil litros); Rincão de Lourdes, em três pontos (2 mil litros em um deles e mil litros nos demais); e Colônia Santa Tereza (5 mil litros).

Conforme a secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes, a previsão é de que, nos próximos dias, haja um aumento considerável na quantidade de litros enviada para abastecer o interior. Em uma dessas localidades, o Rincão de Lourdes, foi perfurado um poço artesiano neste ano, mas, de acordo com ela, a Prefeitura ainda aguarda que a empresa vencedora da licitação entregue os postes para que a RGE faça a ligação elétrica.

Também segundo a secretária, há um convênio com a Secretaria de Obras para que mais um poço seja perfurado no Rincão de Lourdes, em 2023. Para isso, já foi contratado o geólogo que deve realizar o estudo da perfuração e acompanhar a obra.

Atitudes que podem economizar água:

• Tomar banhos curtos, de preferência abrindo a água do chuveiro somente para o enxágue.

• Fechar a torneira enquanto escovar os dentes.

• Molhar as plantas com regador, e no início da manhã ou no final da tarde, para diminuir a evaporação.

• Evitar lavar calçadas. Caso seja necessário, usar balde e vassoura.

• Não lavar o carro com mangueira, mas utilizando balde e esponja, para controlar a quantidade de água.

• Ficar atento a vazamentos em canos, torneiras e descargas, e se for o caso, consertá-los com urgência.

• Utilizar máquinas de lavar roupa ou louça na carga máxima.

Fonte: Corsan

Foto: Imprensa Prefeitura