Integração foi pensada para melhorar o fluxo de comunicação interna e aproximar pessoas
A Cotrisul realizou na última semana, entre os dias 15 e 19 de julho, um grande evento para enfrentar um dos maiores desafios do mundo laboral: o desenvolvimento de habilidades comportamentais. O Integra Cotrisul 2024, trouxe o lema “Conectando mentes, fortalecendo laços!“ e teve a participação de 90% dos colaboradores da cooperativa.
Os trabalhadores das 14 unidades da Cotrisul (distribuídas entre Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista e Piratini) se encontraram na sede da Associação de Funcionários (Asfunc). Lá, as atividades foram conduzidas por Fabiana Becker, da Fale Consultoras (uma consultoria especializada em comunicação interna, com passagem por algumas das mais importantes empresas e cooperativas do País).
A metodologia utilizada foi baseada em jogos: atividades lúdicas que ajudaram a construir confiança entre os participantes e a internalizar estratégias de comunicação empática, assertiva e não-violenta. Foram trabalhados conceitos como não passar adiante informações incorretas, incompletas ou distorcidas e ter clareza dos valores da cooperativa (união, confiança e ética).
– Tivemos o cuidado de organizar as turmas de forma a ter reunidos colegas de todos os níveis hierárquicos e alocados em todas as unidades. Isso nos ajudará a ampliar o entendimento sobre cooperativismo, o senso de pertencimento e a noção de que o resultado das atividades de cada um tem reflexo no todo – explica a gerente de Recursos Humanos, Gislaine Dias.
Já a vice-presidente da Cotrisul, Luísa Santos, reforçou na abertura dos encontros o quanto a cooperativa vem investindo no desenvolvimento das pessoas e que é possível crescer profissionalmente dentro da Cotrisul.
O Integra Cotrisul 2024 também permitiu aos gestores da cooperativa expressar de forma mais direta o agradecimento aos colaboradores que se dedicaram para vencer os desafios do recebimento de grãos depois das chuvas de maio. Os armazéns da Cotrisul não suspenderam o recebimento, apesar das dificuldades de descarga, classificação e secagem dos grãos molhados.
A realização da capacitação teve o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), da Corteva e da Bayer.
Texto: Ascom Cotrisul – adaptado