DIA MUNDIAL DO TURISMO

Visitação grátis na Casa e conscientização

A cada ano, a OMT determina um tema a ser tratado na data. O de 2023 parece que foi feito para nós: “Turismo e Investimentos Verdes”

Amanhã, dia 27, se celebra o Dia Mundial do Turismo, data escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para chamar a atenção sobre a importância do setor. Em Caçapava, uma ação coordenada pelo Geoparque vai aproveitar a data para estimular que residentes e caçapavanos conheçam melhor o território. Há um consenso entre diversas lideranças de que a gente precisar “redescobrir” a nossa casa. Nesse dia, vários atrativos, entre eles a Casa de Cultura Juarez Teixeira, estarão de portas abertas, com entrada grátis. A ação tem o apoio da UFSM, da Unipampa, da Secretaria de Cultura e Turismo e de geoparceiros.

A cada ano, a OMT determina um tema a ser tratado na data. O de 2023 parece que foi feito para nós: “Turismo e Investimentos Verdes”. Caçapava está em um momento importante, de um muito bem-vindo crescimento turístico, mas é fundamental que este movimento concilie o fomento do setor com a proteção do meio ambiente, que o turismo seja desenvolvido de forma sustentável para garantir a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades locais. Esse trabalho tem de passar, também, por uma conscientização interna. Temas como coleta seletiva de lixo, educação ambiental, redução do uso de sacolas plásticas em supermercados, entre outros, precisam estar urgentemente na pauta. Vira e mexe vemos nas redes sociais pontos turísticos da cidade tapados de lixo. A solução passa, sim, pelos governos, mas muito mais por cada um de nós.

A programação local do Dia Mundial de Turismo inclui o lançamento do Programa de Geoturismo do Geoparque (às 9h, na Secretaria de Cultura e Turismo) e diversas outras atividades, como visita guiada em pequenos grupos ao Jardim da Geodiversidade, na Unipampa, visita guiada ao Museu Lanceiros do Sul e Centro de Cultura Arnaldo Luis Cassol, visitação ao Parque Natural Municipal Pedra do Segredo e, ainda, à CCJT, obviamente.

Que a gente possa usar este dia para redescobrir, cuidar, curtir e também pensar o que queremos para o futuro no nosso território.