Queremos falar sobre a ausência do jovem na Igreja Católica, principalmente aqueles que receberam o sacramento e, após, sumiram da Igreja. Nós, os adultos, falamos sobre esta ausência constante e não achamos meios para trazê-los de volta. De quem é a culpa?
Pe. Cláudio Dutra – Vigário paroquial
Quando falamos em juventude, logo recordamos quando éramos jovens e tudo o que fazíamos, orientados pelos nossos pais, avós e tios. Que saudade daquele tempo! Hoje, falar em juventude é muito complicado, porque aquilo que era próprio do jovem daquela época se tornou objeto de vergonha ou falta de educação.
Antigamente, o jovem não tinha vergonha de pedir benção para os mais idosos, principalmente para os pais, avós e tios; hoje, uma boa parte não cumprimenta, a não ser com um “oi” acenando de longe, quando dá de jeito ou se tem algum interesse em alguma coisa que precisa ou deseja ter.
Por outro lado, queremos falar sobre a ausência do jovem na Igreja Católica, principalmente aqueles que receberam o sacramento e, após, sumiram da Igreja. Nós, os adultos, falamos sobre esta ausência constante e não achamos meios para trazê-los de volta. De quem é a culpa? Dos jovens que sumiram da Igreja ou das famílias que se preocupam em colocá-los na catequese e, depois de terem recebido os sacramentos, não mais se importaram de convidar os filhos a participar da comunidade?
Nosso querido Papa Francisco disse: “Os jovens são o presente da Igreja e da sociedade, sem a presença deles, tanto a Igreja quanto a sociedade é impossível ambas prosseguirem com vigor e entusiasmo”. Jovem tu és chamado cada dia a descobrir o que te dá a verdadeira felicidade, tu deves procurar sempre em Jesus Cristo a força única e perfeita que te leve por caminhos de santidade. Não fiques tentando encontrar Jesus em coisas que jamais tu encontrarás, procure Cristo junto de tua família, no colégio onde tu estudas e, principalmente, na Igreja onde tu foste batizado, onde fizeste tua primeira Eucaristia e onde foste Crismado.
A tua presença é muito importante e necessária se quiseres ser feliz e encontrar a verdadeira felicidade. Não tenhas medo de ser feliz, mas busque esta felicidade nos lugares certos. Quem deseja encontrar a felicidade perfeita, busca nos lugares chamados Família, Igreja, Escolas e CTG.