Diplomata tailandês confirma presença na II Festa do Azeite de Oliva

Membro da equipe comercial da representação diplomática tailandesa virá a Caçapava em outubro

A Embaixada da Tailândia no Brasil confirmou o envio de um representante para a segunda edição da Festa do Azeite de Oliva, que ocorre em outubro, em Caçapava. O diplomata Sonjay Ansuj, um dos 40 adidos comerciais do país asiático que atuam aqui, é esperado no dia 06, data de abertura da feira.

A representação diplomática destaca que as exportações brasileiras para a Ásia, excluindo a China, são equivalentes a todas as nossas exportações para os Estados Unidos e Argentina somadas (dados de 2021, quando estes países ocuparam o segundo e o terceiro lugar no ranking das vendas externas).

Ainda conforme dados da embaixada tailandesa, naquele ano, o Brasil exportou mais para a Tailândia do que para a França. Na visita à II Festa do Azeite de Oliva, Ansuj poderá conhecer de perto o berço da olivicultura comercial brasileira.

O Rio Grande do Sul, nos últimos anos, registrou um investimento privado de mais de R$ 500 milhões na implantação de olivais, viveiros de mudas e na instalação de fábricas de azeite de oliva. O Estado tem, atualmente, quase 70% da área cultivada no país (a expectativa do setor é chegar, até 2024, aos 10 mil hectares).

Em Caçapava, operam 10 marcas de azeite de oliva extravirgem. São produzidos, no território, azeites de altíssima qualidade, reconhecidos regularmente nas premiações mais importantes do setor. Há desde produtores de pequena escala, até algumas das maiores empresas do ramo.

Além da produção, o diplomata tailandês (que acumula o cargo de cônsul honorário das Filipinas em Porto Alegre) poderá visitar as paisagens únicas, que fazem de Caçapava um Geoparque Mundial, reconhecido pela Unesco. Também irá provar da gastronomia típica da região – onde se destaca a produção de cordeiro.

Texto: Clarisse de Freitas/Ascom II Festa do Azeite de Oliva – adaptado

Foto: Johnatan Osório/Agência Publique