Nesta matéria especial, apresentamos uma nova leva de empreendedores de Caçapava, que foram perspicazes não só para investir em seus respectivos mercados, mas também para saberem se reinventar
Por Luiz Felipe de Oliveira
Empreendedor é o profissional que, por conta própria, desenvolve projetos inovadores ao perceber uma necessidade de mercado. Mas conseguir enxergá-la não é fácil, e há o risco de falhar. Por isso, é preciso sempre buscar conhecimento em diversas áreas do gerenciamento de negócios para estar preparado. Nesta edição, apresentamos uma nova leva de empreendedores de Caçapava, que levaram esses ensinamentos muito a sério e foram perspicazes não só para investir em seus respectivos mercados, mas também para saberem se reinventar.
Flow Tiago
Tiago Araújo da Silveira, 29 anos, natural de Esteio, mas caçapavano de coração, e Tiago Dias de Vargas, 26 anos e natural de Caçapava, formam um casal e são sócio-proprietários da loja de vestuário Flow Tiago. Eles já trabalham juntos há cinco anos na área da beleza, e agora resolveram colocar em prática o antigo sonho.
Representante das marcas Hering e Nun, a Flow Tiago carrega um conceito expresso na estética colorida e de plantas, dando um novo rosto ao comércio local. “Flow” significa fluir, aproveitar o momento em toda a sua intensidade. Por isso, o design interior foi pensado para oferecer uma experiência capaz de fazer o cliente imergir em seu momento de escolha do vestuário, e para que a comunidade perceba o afeto presente em cada cantinho da loja e se sinta à vontade para descobrir o que lhe faz bem.
Visando o futuro, o jovem casal também planeja a recepção de pessoas atraídas pelo Geoparque. Então, se estiver passando pela Rua Quinze, na esquina com a Benjamin, não se surpreenda ao encontrar um pequeno ET espreitando pelas vitrines.
Hardcore Tecnologia
Liderada pelos caçapavanos Matheus Moreira, 31 anos, e Quelvin Simione, de 32, a Hardcore Tecnologia surgiu com a demanda de um público gamer que não tinha espaço na empresa em que prestavam serviço. A ideia era atender de casa, mas, com o tempo, eles perceberam a necessidade de um local para expor os produtos da gamershop por categorias, para o bem-estar de seu público.
No início, a loja era pequena, mas em seguida mudou para um espaço mais amplo e planejado para o gamer de Caçapava se sentir em casa. Agora, além de frequentar um lugar bacana, os clientes podem testar diferentes setups, que periodicamente ficam à disposição na loja, e recebem um suporte que se preocupa com a especificidade do usuário, permitindo a personalização de seu computador.
A Hardcore também realiza outros serviços, como consultoria na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), provedor de internet rural, monitoramento de remates, espaço coworking e assistência técnica de computadores e impressoras, que também possui um serviço personalizado, pois assim que o equipamento vai para a bancada, o cliente recebe via WhatsApp, em tempo real, a descrição do procedimento que está sendo realizado.
A loja pode ser encontrada na Rua Benjamin Constant, 1254, e também no Mercado Livre, com envio para todo o país.
Papa Laranja Bikeshop
Do ramo das gravações para o das bicicletas, o caçapavano Glisser Brito, 52 anos, é proprietário da Papa Laranja Bikeshop. Após 18 anos à frente do estúdio Acusthico33, com a vinda da pandemia, ele precisou se reinventar. Conhecido na comunidade do ciclismo por ser adepto ao esporte e sabendo das necessidades do grupo, viu a oportunidade de empreender na área, que indicava alta demanda.
Há três anos com a loja física, iniciou vendendo de portas fechadas e por tele-entrega. Agora, oferece uma variedade de equipamentos que permite maior conforto, com o mínimo de “perrengue”. Glisser apostou na prosperidade do mercado das bikes e acertou em cheio. O pós-pandemia expandiu o uso da bicicleta relacionado ao cuidado da saúde, e cada vez mais as pessoas a utilizam para a prática esportiva, ir ao trabalho ou cumprir demais tarefas do cotidiano.
Sempre atenta às novidades do mercado, a Papa Laranja Bikeshop tem peças e acessórios para todos os gostos e diferentes modelos de bikes. Também está presente na produção de eventos de ciclismo e em ações sociais, sempre com a colaboração de clientes, amigos e parceiros. A loja fica na Benjamin Constant, 1150 – sala 01 (ao lado do Posto Fida), e conta também com o cantinho do músico, com acessórios e instrumentos musicais, lembranças do tempo de estúdio.
Anita
Anita Alves Henriques, 39 anos, natural de Caçapava, é proprietária da Anita, loja de acessórios em couro. Há oito anos, sua empresa vendia bolsas e cintos para lojistas do ramo equestre, mas com as lojas fechadas devido à Covid-19, precisou repensar a estratégia de vendas. Passou então a ter mais contato com o cliente final, que já usava seus produtos, mas não a conhecia. Em seguida, começou a participar de feiras na região e fortaleceu ainda mais o contato, pois ao escutá-los, pode saber o que de fato buscavam.
Logo já havia pessoas batendo à sua porta, pedindo atendimento e produtos, e clientes de outras cidades querendo saber onde poderiam visitá-la quando viessem a Caçapava. Frente à demanda, Anita passou a ocupar um espaço físico, onde pode expor todos os seus produtos e receber bem o público.
A loja conta com uma variedade de bolsas e cintos em couro, todas exclusivas e com uma pelagem única. A tendência é aliar o tradicional ao moderno. E, segundo Anita, com a chegada da primavera, o colorido virá com tudo. No local, também são vendidas joias confeccionadas por ela mesma e que podem ser personalizadas.
O empreendimento, localizado na Quinze de Novembro, 944, também impacta a vida de outros oito profissionais, entre costureiras, equipe de marketing e vendedores internos e externos, pois Anita segue com as vendas para lojistas.
Fio Barbershop
Anderson Luis Vieira da Silva, ou simplesmente Fio, é o fundador da Fio Barbershop e educador de futuros barbeiros. Natural de Porto Alegre, mas criado em Viamão, mora há 11 anos em Caçapava e se considera caçapavano de coração. Ele inaugurou a barbearia em 2016, e foi precursor no desenvolvimento da profissão de barbeiro com temática barbershop, especializada em cortes mais modernos, na cidade. Desenvolvia cursos e workshops com a presença de barbeiros reconhecidos da área, e devido à demanda de clientes, viu a necessidade de formar barbeiros para trabalharem com ele, permitindo o desenvolvimento de novos profissionais.
A ideia de empreender nessa área surgiu ao precisar levar seu filho pequeno para cortar o cabelo e passar por dificuldades para mantê-lo calmo. Foi então que decidiu ele mesmo cortar o cabelo do filho, dedicando toda a paciência e cuidado. Para Fio, esse trato especial com as crianças é o que diferencia o seu trabalho.
Nesse ano, a Fio Barbershop está em nova fase, em um novo espaço físico, na Quinze de Novembro, 519, ao lado do Peruzzo, onde Fio pode tirar do papel o projeto para as crianças. A barbearia conta com um espaço exclusivo para elas, que podem sentar em uma cadeira em formato de carro de corrida e brincar com os bonecos de super-heróis.