ENACAL 2025

O futuro do calcário e da produtividade agrícola nacional em debate

Evento promovido pelo Sindicalc, em parceria com a Abracal, é gratuito e acontecerá de 22 a 24 de outubro, no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca. Objetivo é fortalecer o diálogo, a inovação e a representatividade de toda a cadeia produtiva do calcário

ENACAL 2025_crédito Divulgação
Crédito: Divulgação

O Sindicato da Indústria de Calcário do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicalc), sediado em Caçapava, é o anfitrião do ENACAL 2025 – Encontro Nacional dos Produtores de Calcário. O evento está sendo organizado pelo presidente Carlos Cavalheiro e pelo diretor-executivo Roberto Zamberlan, é gratuito, e acontecerá de 22 a 24 de outubro, no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca.

Realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), o encontro chega com o propósito de fortalecer o diálogo, a inovação e a representatividade de toda a cadeia produtiva do calcário, um insumo vital para o equilíbrio e a fertilidade dos solos agrícolas brasileiros.

Com uma agenda intensa de palestras, painéis e debates técnicos, o ENACAL 2025 propõe reflexões cruciais sobre o futuro do setor e seu papel estratégico para a agropecuária nacional. A pauta é abrangente vai desde a Inteligência Artificial e a inovação empresarial à Reforma Tributária, passando pelos impactos do calcário no sistema de plantio direto, sustentabilidade, fertilidade do solo e uma análise aprofundada das perspectivas para os mercados de soja, milho e arroz em 2025/2026.

O evento já tem confirmadas as presenças de grandes nomes do agronegócio, como Antônio da Luz, Paulo Herrmann, Matheus Vivlan, Adalberto Mansur, Marcelo Batista, Jackson Fiorin e Adriano Rosa, além de importantes empresas do setor, como Piacentini, Verdés e Furlan. O encerramento contará com a presença do senador Luis Carlos Heinze (PP), destaque na defesa do setor agroindustrial no Congresso Nacional.

Segundo a organização, as inscrições podem ser feitas aqui, e o ENACAL 2025 consolida-se como o principal espaço de debate e integração da cadeia do calcário no país, reforçando a importância do Rio Grande do Sul na produção e na vanguarda tecnológica do setor. Mais do que técnica, o evento é um espaço de integração, aprendizado e valorização do trabalho de quem impulsiona a produção agrícola brasileira a partir do solo.

Texto: Carol Petrin/Ascom Sindicalc – adaptado