Foto: Divulgação
A estiagem representou uma quebra de R$153 milhões na produção agropecuária de São Sepé
O longo período sem chuvas expressivas fez com que muitas fontes, cisternas e poços secassem, exigindo da prefeitura atenção constante para garantir que a população não fique sem acesso a água.
Segundo a Prefeitura Municipal de São Sepé, desde março, os pedidos de água não param de crescer. Para suprir a demanda, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem feito entregas de domingo a domingo em diferentes localidades da zona rural. De acordo com o prefeito Léo Girardello, até o momento a pasta transportou cerca de 1,3 milhões de litros de água, que são depositados nos reservatórios de cada propriedade. Cerca de 200 famílias já foram atendidas pelo menos uma vez. Outras 80 solicitaram água em mais de uma oportunidade. O serviço é gratuito.
⠀⠀⠀⠀⠀
Novos reservatórios:
⠀⠀⠀⠀⠀
A Secretaria de Assistência e Habitação Social também acompanha a situação da estiagem em São Sepé, realizando os atendimentos e encaminhamentos necessários aos casos de vulnerabilidade. Em março, a pasta destinou cinco caixas d´água para comunidades quilombolas do interior, cujos membros estão inscritos no CadÚnico.
Segundo a prefeitura, no mês de abril, foi realizada a compra de um novo tanque para o transporte da água. Com a aquisição, as caixas d´água de cinco mil litros que eram utilizadas no caminhão que faz as entregas foram doadas e agora beneficiam nove famílias da localidade do Barrondão.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sepé