Evento em Lavras debaterá caminhos para o desenvolvimento econômico da Campanha Gaúcha

1º Fórum Empresarial pelo Desenvolvimento da Campanha Gaúcha será realizado dentro da programação do Universo Pecuária, reunindo lideranças empresariais e representantes do poder público e da sociedade civil para discutir os desafios e as oportunidades de impulsionamento da economia

Crédito: Divulgação

A Frente pelo Desenvolvimento da Região da Campanha do Rio Grande do Sul (FDCRS), entidade criada para promover o incremento socioeconômico local, realiza, nesta sexta-feira (07), das 14h às 18h, o 1º Fórum Empresarial pelo Desenvolvimento da Campanha Gaúcha. O encontro será no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul (Av. José Cacildo Delabary, 2.000), dentro da programação do Universo Pecuária, e reunirá lideranças empresariais e representantes do poder público e da sociedade civil para um debate sobre os desafios e as oportunidades de impulsionamento da economia.

Segundo o presidente da FDCRS, Eraldo Vasconcelos, o Fórum será uma oportunidade de integração entre os setores que formam a base da economia gaúcha.

– Agricultura, pecuária e mineração são atividades que sustentam o emprego, a renda e a permanência das pessoas no campo, além de contribuírem para o desenvolvimento regional e as seguranças alimentar e energética do país. Precisamos debater caminhos para essas atividades que garantam oportunidades para hoje e, também, para as próximas gerações – diz.

Entre os temas em debate, estão os desafios de conciliar geração de riquezas com preservação ambiental.

– Nos últimos anos, temos acompanhado excelentes avanços desses setores na questão ambiental. Ao contrário do que muita gente pensa, o setor produtivo não é inimigo do meio ambiente, mas parte da solução climática e do desenvolvimento sustentável – afirma Vasconcelos.

Propriedades rurais do estado já adotam práticas de baixo carbono, recuperação de pastagens, uso racional de defensivos e irrigação eficiente. A mineração gaúcha, especialmente em regiões como Lavras, vem adotando padrões internacionais de mineração regenerativa e resiliente, com foco em reabilitação de áreas degradadas, gestão hídrica eficiente e planejamento territorial participativo.

– Esses são apenas alguns exemplos de como é possível gerar riquezas ao mesmo tempo em que se protege recursos para as futuras gerações – comenta o presidente da FDCRS.

Além dos membros da Frente, participarão dos debates representantes de 17 Prefeituras da região; federações atuantes no estado, como a Farsul, a FIERGS, a Federasul e a FAMURS; e outras entidades ligadas ao processo de desenvolvimento econômico gaúcho, como Cideja, Codepampa e AMFRO. O acesso ao evento é gratuito.

A Frente pelo Desenvolvimento da Região da Campanha do Rio Grande do Sul reúne representantes das principais atividades responsáveis por sustentar a economia gaúcha (pecuária, agricultura, comércio e mineração), contando com a participação da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC), do Sindicato das Indústrias de Calcário do Rio Grande do Sul (Sindicalc-RS), do Sindicato Rural de Lavras do Sul, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Lavras do Sul (CICS), da Cotrisul e da Lavras do Sul Mineração.

Texto: Ascom FDCRS – adaptado