Evento reúne ministra e deputadas para discutir
a Igualdade Racial

Coordenadora Municipal da área, Cátia Cilene Morais Dutra participou do encontro e aproveitou para entregar um ofício sobre a ampliação das Políticas Públicas de Igualdade Racial de Caçapava a Anielle Franco

Por William Brasil

Cátia + Anielle_capa 2

A coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cátia Cilene Morais Dutra, participou de um encontro com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, na segunda-feira, dia 14, em Porto Alegre. Também estavam no evento as deputadas federais Reginete Bispo e Daiana Santos, a deputada estadual Laura Sito, e a diretora de Articulação Institucional do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo. Elas foram convidadas a visitar Caçapava.

Cátia + Reginete Bispo

Cátia Cilene também encontrou as deputadas federais Daiana Santos (à direita) e Reginete Bispo (acima)

Cátia + Daiana

Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena, da Universidade Federal de Santa Maria, Cátia Cilene estava acompanhada de outros representantes do grupo e aproveitou a ocasião para entregar à ministra um ofício sobre a ampliação das Políticas Públicas de Igualdade Racial de Caçapava e para presenteá-la com um kit de produtos desenvolvidos por fazedores de cultura das comunidades negra e quilombola em projetos do Clube Recreativo Harmonia e por artesãos do Geoparque Caçapava.

Em sua fala, a ministra Anielle Franco destacou a importância de povos pretos, indígenas e de religiões de matrizes africanas se unirem para discutir a igualdade num dos Estados com os maiores índices de assassinatos de pessoas pretas, e sem políticas efetivas de proteção. Emocionada, ela também lembrou os últimos acontecimentos envolvendo o assassinato da irmã, Marielle Franco, em 2018 (um ano após ter sido a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro), mas cuja investigação só agora teve novos desdobramentos, com a delação premiada de Élcio de Queiroz, policial preso em 2019, suspeito de dirigir o carro de onde partiram os disparos que vitimaram a vereadora e seu motorista, Anderson Gomes.

Fotos: William Brasil