Eventos abordam o desafio da nutrição animal em ano de El Niño

Cooperativa convida produtores para duas agendas técnicas, na quarta e na quinta-feira

Cotrisul promove eventos para debater nutrição de ovinos e bovinos
Crédito: Divulgação

“O excesso de chuvas é um desafio para a nutrição animal”. Quem faz a observação é Ulisses Ribeiro, palestrante convidado pela Cotrisul para abordar as estratégias de suplementação para bovinos de corte. Ele estará em Caçapava para uma palestra na quinta-feira, dia 23, na churrascaria Rodeio, às 19h30min. O evento, realizado com apoio da Nutron Cargill, é voltado para os associados da cooperativa, tem entrada gratuita e é isento de inscrição prévia.

Ribeiro, que é coordenador de bovinos de corte da Nutron Cargill, explica que o excesso de chuvas é prejudicial porque, muitas vezes, apesar de o pecuarista ter consciência das necessidades nutricionais do rebanho, o cocho aberto dificulta fazer a suplementação.

“Nessa palestra, vamos repassar as perspectivas para os próximos meses e apresentar formas de proteger o valor da produção. A ideia é detalhar as opções existentes para melhorar a rentabilidade e trabalhar forma eficiente”, adianta Riberio, que deve abordar também as projeções para os mercados de commodities, como milho e soja, além do mercado de carne.

Já na quarta-feira, o convite é para uma tarde de campo feita em conjunto com o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ovinocultura (Gepeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ocorre no Laboratório de Ovinocultura da Universidade.

O encontro estará organizado em cinco estações. Na primeira, a zootecnista da Cotrisul, Evellyn Scherer, e a gerente da Cotrisul Agroveterinária e mestre em Zootecnia, Gabriela Scherer, apresentarão os produtos para ovinos que levam a marca da cooperativa. Nas demais, serão abordados temas como confinamento de cordeiros, recria de fêmeas e formulação de dietas através de software. Será possível, também, visitar o Laboratório de Lãs da UFSM.

“Este é um evento aberto ao público, e convidamos também nossos associados para prestigiar”, ressalta Evellyn.

Texto: Clarisse de Freitas/Ascom Cotrisul – adaptado