Fida compra a Calcário Mudador

A nova aquisição, assim como a distribuição de seus produtos no Uruguai, faz parte do projeto de expansão da mineradora, que completa 70 anos em 2024

Por Luiz Felipe de Oliveira

João Gabriel Cioccari
João Gabriel Cioccari é o atual diretor da mineradora (Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava)

A mineradora caçapavana Fida adquiriu a fábrica e a jazida da Calcário Mudador, anteriormente pertencentes à Companhia Brasileira do Cobre (CBC). A nova aquisição está localizada em nosso município, na BR 153, após as Minas do Camaquã, no sentido de quem vai de Caçapava a Bagé, e conta com uma reserva de calcário cinza, que deve ampliar a presença da empresa no mercado.

Até então, a Fida oferecia a seus clientes apenas o calcário branco. Conforme João Gabriel Cioccari, atual diretor da indústria, os dois produtos são de qualidade, mas possuem características diferentes. Assim, a escolha por um deles dependerá do que o solo necessita.

Também segundo Cioccari, a nova filial não deve ter o nome alterado. A empresa pretende, com isso, salientar a diferença entre os dois produtos e reconhecer o trabalho realizado pela Mudador, de valorização do calcário cinza.

Em 2024, a Fida completará 70 anos de existência. Além de Caçapava, onde fica localizada sua sede, atualmente, a mineradora possui filiais em Canoas, Venâncio Aires, Júlio de Castilhos e Pantano Grande, e é considerada referência no mercado da construção civil e da agricultura. E o objetivo é seguir crescendo. Neste sentido, a compra da Mudador faz parte de um projeto de ampliação dos negócios.

– Nós sempre primamos muito pela qualidade do nosso produto, assim como pela satisfação do nosso cliente. E também sempre buscamos diferenciar ao máximo esse produto. Por isso, temos certeza de que o Mudador levará isso ao cliente – comenta o diretor.

Outro aspecto que também faz parte da cultura da Fida é o da valorização e o de desenvolvimento de seus funcionários. De acordo com Cioccari, a maioria dos colaboradores começou a trabalhar cedo na empresa, e hoje ocupa cargos mais altos. Assim, os jovens formam um grupo que consegue destaque na mineradora, pois são motivados a subir de cargo e a adquirir novos conhecimentos.

– No fim do dia, o grande ativo de toda empresa são as pessoas. Nós valorizamos muito isso, desenvolver as pessoas aqui dentro – afirma João Gabriel.

Ao todo, a empresa conta com aproximadamente 420 funcionários, 320 deles em Caçapava. Com a nova fábrica, a Fida espera alcançar em torno de 490 a 500 colaboradores. Logo, mais postos de trabalho serão abertos, não somente no novo local, mas também na sede.

Chegada ao exterior

Também como parte de seu projeto de ampliação dos negócios, recentemente, a Fida expandiu seu mercado para fora do Brasil, passando a distribuir seus produtos no Uruguai, onde conta com dois funcionários do país vizinho. O plano, revelou João Gabriel, é que caçapavanos também possam trabalhar lá.

Questionado sobre o que significa, para uma empresa que iniciou suas atividades em uma cidade no interior do Estado, hoje estar presente também no exterior, João Gabriel Cioccari respondeu:

– Para nós, é um motivo de orgulho poder começar mais uma história, em outro país, mesmo que seja vizinho nosso. É um passo muito grande e importante. É um país que a gente tem muito carinho, o Uruguai. Carinho que veio desde o meu avô até mim. Nós nos sentimos bem estando lá – conclui.