Fórum debate o desenvolvimento regional da olivicultura e do turismo

Participaram o deputado Luiz Fernando Mainardi, o secretário de Cultura e Turismo e membro do comitê gestor do Geoparque Caçapava, Stener Camargo, a vice-diretora do Geoparque Quarta Colônia, Michele Vestena, e o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes

Mainardi
Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava

O Fórum de Integração foi mais uma das atividades da II Festa do Azeite de Oliva realizada hoje (06). O evento, que ocorreu na carreta-auditório do Banco do Brasil, teve como objetivo promover um encontro entre prefeitos da região para apresentar as perspectivas de desenvolvimento nas áreas do turismo e da olivicultura.

Debateram o tema o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), que abordou as relações institucionais; o secretário de Cultura e Turismo e membro do comitê gestor do Geoparque Caçapava, Stener Camargo, e a vice-diretora do Geoparque Quarta Colônia, Michele Vestena, que falaram sobre a consolidação dos Geoparques; e o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, que apresentou as demandas da olivicultura.

Mainardi destacou a importância de discussões como essa e de que todos reconheçam as potencialidades da região.

– Não será o Governo do Estado ou o Federal que oferecerá alternativas para o desenvolvimento da região. Elas têm de ser buscadas pelos nossos esforços, com o apoio que nossas instituições podem nos dar – afirmou.

Para o deputado, a partir da cooperação de todos, incluindo prefeituras, iniciativa privada e universidade, será possível convencer as diferentes esferas de governo e buscar recursos.

Crédito: Luiz Felipe de Oliveira

Stener Camargo detalhou como se desenvolveu a rede de parceiros do Geoparque Caçapava, que envolveu uma formação com certificações para a criação de produtos e a promoção do turismo relacionados ao projeto. Nesse sentido, destacou a presença de artesãos parceiros, como a Novelaria Santa Marta, e os trabalhos de geoturismo, como o Parque Pedra do Segredo, que, conforme o secretário, recebe em torno de 500 turistas por mês, e o Rincão do Inferno, que impacta no desenvolvimento de Caçapava e de Bagé.

Já a vice-diretora do Geoparque Quarta Colônia, Michele Vestena, destacou o trabalho realizado não somente no plano geológico, mas também no paleontológico, característica da região, que contém um número significativo de fósseis em seu território. De acordo com ela, estão entre os planos para desenvolver ainda mais a região investir em infraestrutura.

Crédito: Luiz Felipe de Oliveira
Crédito: Luiz Felipe de Oliveira

Ao final do fórum, Renato Fernandes falou sobre o processo histórico de produção de azeite de oliva na região e abordou a questão da falta de fiscalização na classificação da qualidade do produto. Segundo o presidente do Ibraoliva, muitos azeites rotulados como extravirgens não contém as características para serem assim classificados, e inclusive há produtores que adicionam óleo de soja na composição de seus azeites, para fazê-los render mais.

Programação da II Festa do Azeite de Oliva:

Olivicultura e Olivoturismo no Território Geoparque

O fórum ocorre no Clube União e tem entrada gratuita. Para a oficina de harmonização de azeites, é necessário preencher um formulário de inscrições disponível na página da Festa no Instagram.

9h – Abertura do fórum técnico Olivicultura e Olivoturismo no Território Geoparque

9h15min – Coeducar apresenta projeto Produtos a Partir do Cultivo das Oliveiras

9h45min – Oficina Azeites do campo à mesa, com Fabrício Carlotto, André Golzer e Perola Polillo

10h30min – Olivoturismo e Geoparque, com André Golzer, da Estância das Oliveiras; Jackeline Moreira, proprietária da Tuna Ecoturismo; e Renato Fernandes, da Vila do Segredo

11h – Painel técnico Manejo de Pomar de Oliveiras, com o eng. agrônomo Fabrício Carlotto

13h30min – Palestra Nutrição de pomar de oliveiras e produtividade, com Marcelo Costi, produtor, e Edson Dorneles, eng. agrônomo/Emater

14h30min – Apresentação do projeto Centro de Formação Agrícola, com ênfase em olivicultura, a cargo da AGPTEA

15h30min – Palestra Resíduos da produção do azeite de oliva para a inovação tecnológica e sustentável na agricultura, com as professoras Dra. Carolina Jauris (UFSM) e Dra. Jaqueline Vargas (Unipampa)

16h30min – Oficina Harmonização de Azeites, com Perola Polillo (participação gratuita, com inscrição prévia)

Agenda cultural

Sexta-feira, 06 de outubro

14h – Contação de Histórias As Aventuras da Azeitonela, com Silviane Delgado de Freitas

17h – Lico Silveira

18h – Rafa e Rogério

20h – Pagode dos Guri

20h – Jantar Baile do Cordeiro e do Azeite de Oliva

Sábado, 07 de outubro

13h30min – Abertura da Exposição de Carros Antigos

16h – Teatro Infantil, com o Grupo Colcha de Retalhos

17h – Invernada artística CTG Sentinela do Forte

17h30min – Kelvin & Klaus

18h30min – Banda Súditos da Rainha

20h – Leo Pain

Domingo, 08 de outubro

13h30min – Duda Brito

15h – Tela Class

16h – Invernada artística CTG Família Nativista

17h – Rogério e Renan

19h30min – Os Fagundes

Ação Solidária – O Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Caçapava do Sul, ligado à Associação Comercial e Industrial (que é a entidade organizadora da Festa) está realizando uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Estado. Durante o evento, o estande da entidade funcionará como ponto de coleta. O foco é o recolhimento de roupas íntimas, materiais de higiene e limpeza. Leve sua contribuição!