Gaúcho conquista pan-americano de Snooker

Natural de Esteio, Jonas Luz venceu a competição realizada no Rio de Janeiro

Matéria Jonas Luz
Crédito: Divulgação

O gaúcho de Esteio, Jonas Luz, 37 anos, conquistou o título Pan-Americano de Snooker, no domingo, dia 29, em competição realizada no Iate Clube, no Rio de Janeiro. Ele esteve em Caçapava no ano passado, participando da etapa do Campeonato Gaúcho de Snooker – Six Red (seis bolas vermelhas) realizada no Clube União, e ficou com o primeiro lugar.

O jogador também foi Campeão Brasileiro em 2021 e Gaúcho em 2022, além de ter sido vice-campeão nacional em 2023.

Conforme Jonas Luz, o Pan-Americano envolveu outra dinâmica de jogo, sendo disputada com 15 bolas vermelhas, em uma mesa de 3,6 metros de comprimento por 1,8 de largura.

– Apenas dois clubes têm essa mesa na região, um em Guaíba e outro em Canoas – explicou Jonas Luz.

Este ano, participaram da competição pan-americana 40 atletas, sendo 28 brasileiros e 12 estrangeiros, de países como México, Canadá e Estados Unidos.

Além da premiação de US$ 3 mil (cerca de R$ 15 mil), Jonas Luz ganhou a oportunidade de dar o maior passo na direção da sinuca profissional, ao conquistar uma vaga no circuito de snooker da Associação Mundial de Bilhar e Snooker Profissional, na Inglaterra, por um período de dois anos. Para ter sequência na carreira, o gaúcho, terá de ficar entre os 64 melhores do chamado “card”.