Governo pretende criar 100 novos campi de Institutos Federais

Caçapava está na disputa para receber uma das unidades. De acordo com o Ministério da Educação, cada novo campus terá a capacidade de ofertar 1,4 mil vagas, e os detalhes do projeto devem ser divulgados em breve

book with green board background
Crédito: jcomp

O Governo Federal anunciou, na quinta-feira, dia 14, que pretende criar 100 novos campi de Institutos Federais no país, até o final de 2026. A informação foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia de abertura da 4ª Conferência Nacional da Juventude, e os detalhes do processo ainda serão definidos.

Caçapava está na disputa para receber uma dessas unidades. Em 14 de novembro, foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto que prevê a doação de um terreno que pertence à Prefeitura para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), caso o município seja escolhido para receber um campus da instituição. Trata-se de um imóvel localizado dentro de uma área maior, doada ao Município em 1993 por uma entidade sem fins lucrativos, o Patronato Agrícola e Industrial Patrício Dias Ferreira.

Além de uma área para a construção do prédio, também são requisitos: viabilizar transporte público, segurança, internet e outros itens de infraestrutura, conforme informou a reitora do IFFar, Nídia Heringer, em audiência pública realizada no Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques, em 27 de setembro.

Os Institutos Federais são especializados na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica em todos os níveis, podendo oferecer diferentes tipos de cursos, assim como licenciaturas, bacharelados e pós-graduações. Devem atuar no desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas através de pesquisas e realizar ações de extensão junto à comunidade, visando ao avanço econômico e social local e regional.

Por lei, estas instituições são obrigadas a garantir pelo menos 50% de suas vagas em cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, e 20% para atender a oferta de cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, visando formar professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.

Os recursos tanto para a expansão dos Institutos Federais quanto para sua consolidação (finalização de obras já iniciadas) estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, são R$ 3,9 bilhões reservados para este fim. Entretanto, ainda não está definido quanto será destinado a cada uma das rubricas.

De acordo com o Ministério da Educação, cada novo campus terá a capacidade de ofertar 1,4 mil vagas, e os detalhes do projeto devem ser divulgados em breve.

Com informações da Agência Brasil