Indicação prevê curso pré-universitário gratuito

Proposta é que as aulas sejam ofertadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou o concluíram em escolas particulares, com bolsas de estudos integrais

Indicação prevê curso pré-universitário gratuito
Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária de terça-feira (09), uma indicação para que seja criado um curso preparatório pré-Enem e pré-vestibular gratuito em Caçapava. A proposta é de autoria do vereador Antônio Almeida Filho (MDB) e prevê que as aulas sejam oferecidas aos estudantes do município que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que o concluíram em escolas particulares, com bolsas de estudos integrais.

– Sabemos das diversas dificuldades econômica, social e política que o aluno tem para ingressar na universidade, principalmente em Federal. Quando tratamos da questão econômica, percebemos que grande parte dos alunos da rede pública de ensino é proveniente de famílias com baixa renda salarial. Em análise ao quadro de ingressantes nas universidades públicas, verificamos que ocorre uma inversão na lógica: alunos de escolas públicas afluem às particulares, que, via de regra, têm um custo maior de manutenção da faculdade, e os que emigram das escolas particulares, se veem contemplados com ensino gratuito nas universidades públicas – comentou Almeida Filho.