Inscrições para o Encceja encerram nesta semana

Exame é destinado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada

encceja
Crédito: Divulgação

O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 está próximo do fim. O prazo termina nesta sexta-feira (10) e também vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio.

As inscrições devem ser feitas no Sistema Encceja.

Conforme edital, as provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Justificativa de ausência

Se a pessoa não justificou a falta no Encceja 2023 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição no Encceja 2024. O prazo para o ressarcimento termina em 15 de abril.

Encceja

Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

Acesse o edital do Encceja 2024;

Saiba mais sobre o Encceja.

Texto: Ascom Inep – adaptado