INSTITUTO FEDERAL EM CAÇAPAVA

Prefeitos e vereadores têm reunião em Brasília

Comitiva também incluiu a reitora do IFFar, Nidia Heringer. Objetivo é que um campus da instituição seja instalado no município

(Crédito: Daniel Miranda/Imprensa Câmara)

Uma comitiva formada por políticos de várias cidades da região, acompanhados pela reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Nidia Heringer, participou de uma reunião com o secretário Nacional de Educação Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, para tratar da instalação de um campus do IFFar em Caçapava.

O encontro ocorreu na segunda-feira (14), em Brasília. Cada participante compartilhou sua perspectiva sobre a importância de ter um Instituto Federal no município, destacando as potencialidades econômicas e turísticas e a posição estratégica da região. Segundo o prefeito Giovani Amestoy, houve avanços nas tratativas, e a comitiva recebeu um indicativo de que o projeto poderá ser contemplado em breve.

Outro representante do município na reunião, o vereador Luis Fernando Torres expressou otimismo em relação à resposta do secretário, que demonstrou interesse em estabelecer uma extensão do IFFar de Santa Maria em Caçapava. De acordo com Torres, o projeto está sob análise de uma equipe técnica. Ele acredita que, em breve, haverá uma resposta positiva.

A proposta de instalar um campus do IFFar em Caçapava tem o objetivo de suprir a necessidade de formar mão de obra qualificada, proporcionando melhor qualidade de vida para os jovens, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Nos próximos dias, deve haver uma audiência pública para discutir o tema.

Além de Nidia Heringer, Amestoy e Torres, faziam parte da comitiva os prefeitos de Lavras do Sul, Sávio Prestes, e de Santana da Boa Vista, Garleno Alves; o vice-prefeito de Silveira Martins, Júlio Cesar Pigatto Viera; a secretária de Educação de Silveira Martins, Silvia Fioreze; e os vereadores Juliano Confisco, de Lavras do Sul, e Cristian Batista, de Santana da Boa Vista.

O que são Institutos Federais

Os Institutos Federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica em todos os níveis, podendo oferecer diferentes tipos de cursos, além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduações. Devem atuar no desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas através de pesquisas e realizar ações de extensão junto à comunidade, visando o avanço econômico e social local e regional.

Por lei, são obrigados a garantir pelo menos 50% de suas vagas em cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, e 20% para atender a oferta de cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, visando formar professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.