Lançamento do livro Contos para o Mestre celebra 20 anos da Oficina Literária Alcy Cheuiche, na Casa de Cultura Juarez Teixeira

Para quem não conhece este trabalho, as oficinas são facilitadores para quem quer despertar e ordenar o seu processo criativo

Um tango famoso de Carlos Gardel diz que “20 anos não é nada”, mas não é bem assim! Sustentar um projeto por esta quantidade de tempo exige dedicação, esforço e persistência, e merece ser celebrado. É o caso da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche, que completou duas décadas no ano passado e pela qual já passaram centenas de alunos.

O feito está sendo comemorado com o livro Contos para o Mestre, uma coletânea com a participação de dez ex-alunos e que será lançada hoje, às 18h, na Casa de Cultura Juarez Teixeira. Três escritores de Caçapava do Sul participam do projeto e estarão presentes hoje: Mariane de Macedo, Laurício Costa e Liziane Alves Dotto. A edição é de Daniel Miranda, da Editora do Pampa. O livro é, coincidentemente, a obra número 100 da oficina!

Para quem não conhece este trabalho, as oficinas do Alcy são facilitadores para quem quer despertar e ordenar o seu processo criativo. Dentre os tópicos abordados durante os encontros, que podem ser presenciais ou online, destacam-se a construção do texto, com vista ao equilíbrio dos três elementos essenciais (personagens, ambiente e ação), foco narrativo, uso correto do tempo verbal, discurso direto e indireto. É um trabalho superinteressante, que recomendamos fortemente.

Alcy foi patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre (2006) e trabalha especialmente com romances históricos. Em seus livros, retratou personagens da maior relevância, como Santos Dumont, João Cândido – O Almirante Negro, Tamandaré, Sepé Tiaraju, Octávio Correia, o herói civil do 18 do Forte de Copacabana. São mais de trinta obras publicadas, algumas delas traduzidas para o espanhol, o alemão, o inglês e o francês.

A gente convida a todos os ex-alunos, amigos e parceiros a chegarem na Casa hoje para um abraço coletivo a este escritor querido que, há tanto tempo, se dedica a compartilhar com generosidade o seu conhecimento.