Moradores reclamam de lixo acumulado em frente à residência

De acordo com os relatos, o problema começou em agosto, quando uma equipe da Secretaria de Obras que realizava o serviço não recolheu restos de poda deixados no local. Depois disso, outros materiais começaram a ser depositados

Rua Rubens Alves da Silveira 2
Crédito: Divulgação

Os moradores da Rua Rubens Alves da Silveira, no Bairro Promorar, convivem com um monte de lixo junto à via há quatro meses. Segundo os relatos, o problema começou no final de agosto, quando uma equipe da Secretaria de Obras realizava o recolhimento de restos de poda na região, mas deixou parte do material para trás.

Uma moradora ouvida pela Gazeta reside na casa de onde foram retirados os restos de poda e disse que conversou com os funcionários da Prefeitura no dia em que o serviço era realizado. Eles teriam dito que fariam o recolhimento em meia hora, mas foram embora sem fazê-lo. Agora, o monte de galhos em frente à residência só aumenta, pois outras pessoas estão depositando lixo no local.

Também conforme a moradora, ela fez contato diretamente com o secretário Lasier Garcia. Na primeira vez, em 24 de outubro, ele teria apenas respondido que “veria isso”. Na segunda, Garcia teria informado que seria necessário aguardar que o serviço de coleta percorresse outros 30 bairros para então retornar à Promorar. Ainda de acordo com a moradora, outros dois contatos foram feitos com o secretário, mas o problema não foi solucionado.

Na manhã de terça-feira (26), a Gazeta procurou a Secretaria de Obras, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Perguntamos como é feito o recolhimento dos restos de poda, se há uma estimativa de quando a equipe da Secretaria retornará à Promorar e se há um cronograma para a realização do serviço. Em resposta, a Secretaria informou que “tem cronograma para atender o recolhimento de entulhos e resíduos de podas nos 30 bairros de Caçapava do Sul e que a região da Promorar está dentro das atividades previstas em breve. Especificamente sobre a questão do acúmulo de galhos e entulhos o secretário Lasier Garcia informa que de forma recorrente, assim que o material é retirado, são depositados nova carga de galhos e/ou entulho que somente serão retirados no próximo ciclo previsto.”.