Músicos argentinos trazem fado e tango para Caçapava

Evento faz parte das comemorações de dois anos de existência da CCJT e ocorre na quinta-feira, no La Luna

Músicos argentinos trazem fado e tango para Caçapava NOVA
Crédito: Divulgação

Este mês a Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT) comemora dois anos de existência. Para celebrar, traz a Caçapava dois renomados músicos argentinos: Mariana Accinelli e Diego Capa, que irão interpretar clássicos do fado e do tango. O evento ocorre nesta quinta-feira (19), às 20h, no La Luna, marcando a estreia de Gisele Teixeira na produção e a primeira parceria entre as CCJT e o La Luna.

Com dois discos gravados, “Tiempo en el tempo” e “Dos Orillas”, há mais de 10 anos Mariana (voz) e Diego (violão de 7 cordas e arranjos) levam pelo mundo seu show, numa formação sem bandoneon, como era o tango em seus primórdios. Eles já tocaram em diversas cidades europeias, como Montreux (Suíça), nas principais casas de fado de Lisboa e também em palcos de Buenos Aires, como Café Vinilo, Clube Atlético Fernandez Fierro e Biblioteca Café.

O fado e o tango são gêneros que possuem enormes semelhanças.  Ambos são ritmos populares, que nasceram em ambientes marginais e foram influenciados pela imigração em seus países. Carregam o DNA das músicas que surgiram em cidades portuárias – Lisboa e Buenos Aires. Ou seja, a tristeza da alma do imigrante, de seus amores difíceis, da pátria perdida, da nostalgia pelo passado, da solidão.

Fado e tango são também considerados patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, e passaram por movimentos similares: uma época de esplendor, outra de certa letargia e quase desaparecimento, e, agora, um tempo de ressurgimento, com novos expoentes.

O espetáculo apresentado em Caçapava será aberto por um trio que é prata da casa: o Grupo Seresta, composto por Enio Dias (violão), Evandro Gomes (violão) e João Henriques (bandoneón). A formação surgiu como uma alusão à tradicional cultura das serenatas, que eram feitas informalmente e de maneira muito sentimental, nas janelas e sacadas dos antigos casarões. O repertório abrange desde a música portenha até as tradicionais canções rio-grandenses.

Na agenda:

Show com Mariana Accinelli e Diego Capa

Abertura de Grupo Seresta

Quinta-feira (19), 20h, no La Luna

Ingressos antecipados: R$ 40,00

Pontos de venda: El Rancho, Cacau Show e Casa de Cultura