Diante da proximidade do dia de Nossa Senhora de Lourdes, que é celebrado sempre em 11 de fevereiro, achei oportuno escrever algumas linhas sobre a origem de mais essa devoção Mariana. É importante mantermos viva a memória das aparições.
Não me canso de afirmar, em momentos oportunos, que Nossa Senhora é nossa Mãe. A Mãe não se cansa de olhar e proteger seus filhos. Sempre que Nossa Senhora aparece para alguém, ela traz uma mensagem, um apelo que visa sempre o bem da humanidade.
Tudo começou no ano de 1858, mais precisamente no dia 11 de fevereiro, numa pequena vila de Lourdes, quando três crianças amigas estavam a caminho da mata próxima daquela vila para buscar lenha. Quem eram essas crianças? Bernadete Soubirus, de 14 anos, sua irmã Marie Toinette, de 11 anos, e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos.
No caminho em busca da lenha, ao passar por uma gruta, Bernadete ouviu uma voz de uma mulher que vinha lá de dentro. Como toda criança, Bernadete ficou curiosa e entrou na gruta, onde viu a figura de uma jovem senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de pérolas em sua mão. As duas começaram a rezar juntas e, pouco depois, Maria desapareceu.
Segundo relatos, Nossa Senhora continuou aparecendo para as três meninas durante cinco meses, sempre com dia e hora marcada, totalizando 18 aparições, marcadas pelo diálogo de Mãe para com suas filhas.
Quando as crianças contaram a novidade para seus pais e, posteriormente, para as autoridades religiosas e civis, passaram por muitas desconfianças e até zombarias. O fato é que só as crianças conseguiam enxergar Nossa Senhora.
Interessante observar, queridos leitores, que o coração de uma criança é um coração puro. “Quem tem o coração puro verá a Deus”, disse Jesus. Quem não se tornar como uma criança não entrará no Reino dos Céus. Nossa Senhora, vendo a pureza de coração dessas crianças, aparece e se manifesta a elas.
Como a história completa das aparições de Nossa Senhora de Lourdes está ao nosso alcance, e todos podemos conhecê-la melhor, não entrarei em maiores detalhes. Gostaria de destacar que, em uma das muitas aparições, Nossa Senhora revelou às crianças que ela é a Imaculada Conceição, um dos dogmas marianos de fé de nossa Igreja.
Avançando no tempo, depois de um longo período de desconfianças e até de falta de fé, diante de um milagre, foi construído no local da aparição, no ano de 1876, a basílica de Lourdes, local que atualmente recebe milhões de fiéis do mundo inteiro.
Bernadete foi canonizada pelo Papa Pio XI, no dia 08 de dezembro de 1933, e Lourdes tornou-se um dos maiores locais de visitação de peregrinos do planeta. Confesso que, um dia, vou até lá também, para especialmente agradecer à Nossa Senhora pelas aparições e manifestações de amor para com todos nós.
Qual foi a mensagem central dessas aparições? Oração, Conversão e Penitência!
Aproveito o espaço para externar minha solidariedade para com os nossos irmãos da Turquia e da Síria. Que nossa solidariedade chegue até eles em forma de orações e até mesmo de ajuda material. Esperamos que esse acontecimento toque os corações dos países em guerra, e que estes destinem os valores exorbitantes da vergonhosa guerra e da corrida armamentista para ajudar a reerguer as moradias e a vida das milhares de famílias atingidas pelos terremotos.
Desejo que Nossa Senhora de Lourdes interceda também pelos nossos jovens de Caçapava. Violência gera violência! Gentileza gera gentileza. Precisamos urgentemente trabalhar em nós a tolerância e a misericórdia. Nosso próximo não é nosso inimigo a ser destruído! Precisamos compreender, de uma vez por todas, que Deus habita no nosso próximo. Quem diz que ama a Deus e odeia seu irmão é um mentiroso. Minhas orações pela PAZ também aqui em Caçapava do Sul. Que Deus possa habitar no coração de cada ser humano!
Amanhã, dia 11, santa missa na gruta Nossa Senhora de Lourdes, às 18h, com bênção da saúde. No domingo, às 15h, santa missa na gruta Nossa Senhora de Lourdes, no sítio água boa.
Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!