Notas do Enem serão divulgadas hoje

Segundo o Ministério da Educação, os resultados obtidos pelos treineiros serão divulgados em março, e o espelho das redações, em 90 dias

Enem
Crédito: Divulgação

As notas da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas hoje (16). Para consultá-las, os candidatos devem acessar a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Segundo o Ministério da Educação, os resultados obtidos pelos treineiros – pessoas que fazem o Exame como forma de autoavaliação – serão divulgados em março, e o espelho das redações, em 90 dias.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, universidades públicas e privadas utilizam as notas obtidas no Exame em processos seletivos para ingresso em seus cursos de graduação, e os resultados também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações da Agência Brasil