Novos restaurantes, novos sabores

O que quatro caçapavanos, um cachoeirense e um marroquino têm em comum? Eles escolheram nossa cidade para instalar seus empreendimentos gastronômicos

Por Luiz Felipe de Oliveira

Marujo's Sushi_capa_crédito Luiz Felipe de Oliveira
Guilherme Masri realizou o sonho de abrir um restaurante com o Marujo's Sushi

Quem circula pelo Centro de Caçapava já deve ter percebido que novas opções de restaurantes estão surgindo. E novas não apenas por terem aberto as portas recentemente, mas também por apostarem em sabores diferentes, como é o caso do Marujo’s Sushi, que trouxe a culinária japonesa para a cidade, do Marrakesh Arab Food, que aposta em comidas árabes tradicionais, e do Charrua Express, que reinventou a forma de servir a clássica a la minuta. Nesta matéria especial, conheça a história desses empreendimentos.

Marujo’s Sushi

O caçapavano Guilherme Abdala Lopes Masri (31 anos) é proprietário do Marujo’s Sushi, restaurante japonês localizado na Rua Quinze de Novembro, 691. Ele conta que sempre gostou de culinária e, ainda na adolescência, começou a fazer sushi para a família e para amigos em sua própria casa, com receitas que encontrava na internet.

Por 10 anos, Guilherme morou em Balneário Camboriú. Nesse período, fez amizade com o dono de um restaurante japonês, que o convidou para trabalhar durante um período de Carnaval. Foi então, aos 19 anos, que entrou no mundo da culinária japonesa e começou a aprender tudo para abrir seu próprio negócio no ramo.

Em 2015, ele decidiu que voltaria para sua cidade natal e que abriria um delivery de sushi. Mas seus amigos não acreditaram no projeto:

– O pessoal falava pra mim “cara, tu é louco? Em Caçapava ninguém come sushi”. E eu disse: “ninguém come sushi porque não tem na cidade” – conta.

Assim, mesmo desacreditado, Guilherme abriu o negócio na cozinha da casa da avó e chamou-o de Marujo’s Sushi. Após oito anos de sucesso, o caçapavano decidiu dar mais um passo na carreira e, em 25 de agosto, realizou o sonho de abrir um restaurante.

– Foi tudo pensado para que o cliente tenha uma experiência única. Quero que ele tenha uma experiência que não vá ter em outro lugar. Uma experiência com a cara do Marujo’s, que possa se sentir em um pedacinho do Japão – explica.

O balcão e algumas mesas são projetados no estilo dos restaurantes do Japão. O cliente que optar por ficar no balcão poderá ver toda a produção do sushi, pois, atrás dele, fica a cozinha fria. Mas caso escolha ficar nas mesas, além das tradicionais, ele terá à disposição as japonesas, em que o assento fica no chão.

– Graças a Deus, conquistamos muitos clientes aqui, e também viramos referência na região. O pessoal de São Sepé e de Lavras tem gostado bastante – conclui.

O Marujo’s Sushi também conta com tele-entrega.

Decoração do Marujo's Sushi inclui mesas japonesas tradicionais

Marrakesh Arab Food

O cachoeirense Jamil Hamad é filho de pai jordaniano e de mãe brasileira. Ele é sócio-proprietário do Marrakesh Arab Food, restaurante especializado em culinária árabe. Seu sócio, Mounir Malih, é natural de Barkane, no Marrocos, e o chefe de cozinha do restaurante inaugurado no sábado (07), na Rua General Osório, 928.

O cardápio é variado e contém esfirras (salgadas ou doces), kibes (fritos ou crus) e espetinhos, além dos tradicionais shawarma (fatias de carne com legumes e molho, enrolados no pão sírio), homus (pasta de grão de bico), baba ghanoush (pasta de berinjela) e tabule (salada à base de trigo). As pastas são feitas também com algumas especiarias árabes, como é o caso do tahine, creme de sementes de gergelim, presente no baba ghanoush. O cliente também desfrutará de porções de batata frita e de faláfel (bolinho frito, feito de grão-de-bico).

Inicialmente, Jamil pensou em abrir o restaurante em outra cidade. Porém, ao estudar melhor o público de Caçapava, decidiu que aqui era o melhor lugar para o Marrakesh.

– Senti que Caçapava precisava de novidade na área de gastronomia. Foi então que resolvi empreender aqui. Estava na hora de inovar. Mounir estava morando em Porto Alegre e ia voltar para o Marrocos, porque tinha perdido o emprego por causa da pandemia. Apresentei a ideia e ele topou na hora, então assim começou – relata.

Sobre o futuro, Jamil disse estar esperançoso, e que deseja ampliar o restaurante:

Jamil Hamad e Mounir Malih servem pratos da culinária árabe no Marrakesh Arab Food

– Aos poucos, pretendo trazer novidades para Caçapava. Uma das ideias é abrir um espaço de narguilé ao ar livre, para o pessoal que gosta dessa cultura, que é de origem árabe. Tenho outras ideias também, como fazer um happy hour aqui na frente, com torre de chopp para os clientes – adiantou.

O nome do restaurante, que também oferece tele-entrega, é inspirado na cidade turística de Marrakesh, localizada no Marrocos e famosa por suas antigas mesquitas e por seus palácios e jardins.

Charrua Express

Inaugurado em 24 de julho, o Charrua Express é um empreendimento dos caçapavanos Sérgio Ferreira, Flávio Ferreira e Adriano Medeiros. De segunda a sábado, ao meio-dia, oferece um buffet livre de a la minuta. À noite, abre de quinta a sábado, com um cardápio de diferentes preparos de filés e variadas massas. E nos domingos e feriados, as opções nunca são as mesmas: algo especial é preparado.

Segundo Flávio, que atua na área da gastronomia em Porto Alegre há 30 anos, a decisão de empreender aqui foi tomada ao constatar que Caçapava necessitava de mais variedade no ramo gastronômico.

– Conversava com muitos conhecidos meus daí, e todos me falavam dessa necessidade – disse, em conversa com a Gazeta por telefone.

Os primeiros profissionais encarregados pelo restaurante são funcionários especializados e que já trabalhavam com Flávio na Capital. De acordo com Sérgio, o grupo está preparado para dar capacitação para os caçapavanos que forem contratados.

– Queremos dar oportunidade para os habitantes daqui, esse é o nosso projeto: investir no que a cidade proporciona – explica.

No futuro, os sócios pretendem abrir um hotel junto ao restaurante.

– Na verdade, o restaurante faz parte do hotel, que está em reforma e deve abrir daqui a 60 ou 90 dias. Queremos um hotel temático, que dialogue com o turismo. Pretendemos fazer uma exposição no hall, com artes plásticas, artesanato e produtos como o azeite de oliva, tudo produzido pela comunidade local, para fortalecer o turismo da cidade – explicou.

O Charrua Express fica na Rua Quinze de Novembro, 487, oferece tele-entrega e dispõe um espaço para eventos, com capacidade para até 120 pessoas.

Charrua Express reinventou a forma de servir a clássica a la minuta. Neste dia, o buffet contava, dentre outras coisas, com uma variada opção de saladas, creme de nata, ovos e cebola temperada

Fotos: Luiz Felipe de Oliveira