O “Acordeon Universal” de João Pedro Teixeira em Caçapava do Sul

A ideia é mostrar toda a versatilidade desse instrumento, popularmente conhecido como “gaita” pelos gaúchos, como um instrumento popular e erudito

A Casa de Cultura Juarez Teixeira traz a Caçapava do Sul, no dia 13 de abril, o “Acordeon Universal” de João Pedro Teixeira, num show que contará com a participação especial do flautista francês Miquèu Montanaro. Juntos, eles farão um passeio por diversos ritmos, como chamamé, choro, jazz, baião, forró e bossa nova. A ideia é mostrar toda a versatilidade desse instrumento, popularmente conhecido como “gaita” pelos gaúchos, como um instrumento popular e erudito.

O repertório contém temas de compositores como Piazzolla, Vivaldi, Bach, Heitor Villa Lobos, Hermeto Pascoal e Tom Jobim. Uma oportunidade única de escutar estes clássicos ao som do acordeon piano, diatônico, concertina portuguesa, organetto italiano, organetto alemão, bandoneon e, ainda, sheng (instrumento milenar precursor do acordeon).

João Pedro Teixeira é acordeonista, compositor, arranjador e premiado instrumentista. Possui um estilo totalmente original e marcante. Já atuou em grandes salas de concertos na Alemanha, na Áustria, na Itália, na Suíça, na França, em Portugal e no Brasil. É bacharel em acordeon pelo conservatório musical Som Maior, do professor Waldir Teixeira, e estudou na infância com os acordeonistas Acioly Machado e Adelar Bertussi. Mas o seu “Mestrado dos Sonhos”, como João Pedro chama, foi na convivência, durante 12 anos, com o seu grande amigo e mentor Hermeto Pascoal. Sua discografia é composta por nove CDs, dois DVDs, um documentário e centenas de participações em outros trabalhos.

QUANDO: 13 de abril. O evento começa às 20h, com uma proposta de confraternização, com bebidas e canapés. O concerto está previsto para às 21h. Ingressos limitados.

LOCAL: General Osório, 1335

RESERVAS: 55 9 9696-1582

VALOR: R$ 80,00