William Brasil – Assessor de Imprensa
Após a divulgação das especulações de que Otomar Vivian poderia ser a aposta do partido Novo para prefeito em Caçapava, a assessoria dele entrou em contato com este colunista
Após a divulgação das especulações de que Otomar Vivian (PP), ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, poderia ser a aposta do partido Novo para prefeito em Caçapava do Sul, a assessoria dele entrou em contato com este colunista e afirmou que não.
Progressistas
Vivian, que tem longa e respeitosa carreira política no Estado, afirmou que é Progressista e que apoia o pré-candidato caçapavano, Marcelo Spode (PP). Sobre sua proximidade com o Novo, o ex-prefeito, com sua experiência, tem auxiliado na estruturação do partido no município, que poderá estar na chapa com os Progressistas.
Quem será o vice?
Com a possível confirmação do nome de Marcelo Spode (que já está em pré-campanha nas redes sociais) como alternativa para prefeito de Caçapava, o vereador Mariano Teixeira (PP) pode ser o de vice do empresário, se o partido não coligar com MDB ou Novo (mais próximos), indo na cabeça de chapa, e decidir ir sozinho.
O vice reeleito
Luiz Guglielmin (PSDB), que tem facilidade em diálogo e é uma das principais pontes de comunicação entre o atual governo e Secretarias, não decidiu ainda se será o candidato a prefeito ou se seu partido indicará alguém na composição, caso o PDT, do prefeito Giovani Amestoy, aponte outro candidato na majoritária ao cargo (os nomes apresentamos na coluna anterior). O PSDB caçapavano não tem recebido a devida atenção do governador Eduardo Leite (também tucano), que segue em “campanha nacional para presidente” e tem faltado à base local, o que enfraquece a sigla na região.
Liderança feminina?
Ana Paula Correa, que era uma das principais forças e lideranças femininas do PSB e que há muito era “vista” pela atual gestão, foi anunciada como a nova aposta do governo pedetista no Projeto Educação do Geoparque. Ana Paula tem currículo, carisma e competência para o cargo. E poderá ser um desfalque no “time PSB” no futuro.
Lavras é Savio de novo?
O prefeito reeleito de Lavras do Sul, Sávio Prestes (PDT), que não pode concorrer novamente, poderá ter como candidato a sucessor outro Sávio: o advogado e empresário lavrense Sávio Tadeu Machado Silveira, que ganhou um prêmio dos 100 advogados destaques do Estado, e que há muito defende a bandeira trabalhista no município vizinho. O nome de Sávio Tadeu é composto, e bem visto, pelos trabalhistas lavrenses.
Vai dá PT
O ex-prefeito de Santana da Boa Vista, Ito Freitas, é uma das maiores lideranças do PT na região do Pampa e pode ser uma aposta do partido para a Prefeitura de lá neste ano. Ito tem bom trânsito com o ministro Pimenta e com deputados petistas estaduais e federais. O mesmo ocorre com Valdeci Oliveira (dep. estadual), que “já discursa como prefeito de Santa Maria”. Nesta semana, ele levou o ministro Pimenta (também da região) para receber comenda e movimentar a imprensa local, como a força e aposta do presidente Lula para o coração do Rio Grande (será?).
Darlan lives
O candidato a prefeito pelo PSB na última eleição, Darlan Freitas, e seu vice, Tiago Freitas, já conhecidos por suas interações constantes nas redes sociais sobre políticas públicas, retomaram as Lives de Segunda (às 20h), como as que foram feitas durante a campanha deles, em 2020. Indício certeiro de que são pré-candidatos (como já é sabido por todos). Qual será a estratégia da dupla desta vez para transformar o like em voto?!