Paróquia Nossa Senhora da Assunção tem novos padres

Pe. Alessandro Muller e Pe. Vanuti Cremonese terão a missão de conduzir a paróquia caçapavana a partir de janeiro

Crédito: Divulgação

Na última quinta-feira (07), durante o retiro do clero da diocese de Cachoeira do Sul, do qual a paróquia Nossa Senhora da Assunção faz parte, foram anunciadas as promoções dos padres diocesanos para o ano de 2025.

Atualmente, o território da diocese conta com 14 paróquias, distribuídas em 14 municípios. As mudanças se fazem necessárias em vista das necessidades pastorais locais de cada paróquia, e levam em conta também o perfil de cada sacerdote.

As mudanças alteram também a conjuntura eclesiástica de Caçapava do Sul, onde o atual pároco, Pe. Antônio Hermes, passa a atuar a partir de janeiro na paróquia Santo Antônio, município de Cerro Branco, na função de pároco, deixando a segunda capital farroupilha depois de sete anos de serviços prestados (dois deles como vigário paroquial e cinco anos como pároco).

Também o atual vigário paroquial, Pe. Claudio Dutra, se despede do município em sua terceira passagem por esta paróquia. A partir do ano que vem, desempenhará a função de vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho.

A novidade será a chegada do Pe. Alessandro Muller, transferido da paróquia Santo Antônio de Cerro Branco, que já atuou em Caçapava do sul como vigário paroquial em 2015, sendo essa sua primeira paróquia de atuação durante o ministério presbiteral. Alessandro é natural de Arroio do Tigre e tem 39 anos, ordenou-se padre em 11 de abril de 2015 em sua cidade natal, e já atuou nas seguintes funções: Caçapava do Sul (Vigário Paroquial); Segredo (Pároco); Cerro Branco (Pároco).

A partir de 2025, Muller terá a missão de conduzir as 40 comunidades que integram a paróquia de Caçapava do Sul, auxiliado pelo recém ordenado Pe. Vanuti Cremonese (será ordenado padre em 15/11), que desempenhará a função de vigário Paroquial. O novo vigário tem 28 anos e é natural do município de Passa Sete (RS), depois de ter desenvolvido seu estágio pastoral em Cachoeira do Sul. Caçapava será a primeira cidade em que o neo-sacerdote desempenhará o seu ministério presbiteral, caminho semelhante ao do pároco Alessandro Muller. A data de posse do novo pároco e vigário paroquial, além da despedida dos padres Antônio Hermes e Cláudio Dutra serão divulgadas em breve.

Confira abaixo as demais alterações do clero da diocese de Cachoeira do Sul:

– Paróquia N. Sra. da Assunção | Caçapava do Sul – Pe. Alessandro Muller e Pe. Vanuti Cremonese;

– Paróquia Santa Ana | Santana da Boa Vista – Pe. Gregori Lopes;

– Paróquia Santo Antônio | Cerro Branco – Pe. Antônio Hermes;

– Paróquia São João Batista | Lagoão – Pe. Gelso Bernardi;

– Paróquia N. Sra. dos Navegantes | Sobradinho – Pe. Nelson Lara, Pe. Cláudio Dutra e Pe. Fabrício Bervian;

– Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição | Cachoeira do Sul – Pe. Atílio Zatyko;

– Santuário Mãe do Redentor | Cachoeira do Sul – Pe. Nildo Gaspar Rech.