Potencialidades e desafios do pequeno produtor é tema de debate

Audiência pública ocorreu ontem (13), no auditório da Acic

Audiência olivicultores_13-12-23
Crédito: Luiz Felipe de Oliveira/Gazeta de Caçapava

A Câmara de Vereadores e o Gabinete do Prefeito, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), promoveram uma audiência pública para debater as potencialidades e os desafios dos pequenos produtores de azeite de oliva e de mel. O evento ocorreu ontem (13), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (Acic).

Produtores e convidados destacaram a formação técnica de qualidade, as parcerias intermunicipais, a produção sustentável, a rentabilidade econômica, o turismo, as possibilidades de alcance de novos mercados e o desenvolvimento de novos produtos como azeitonas de mesa, cosméticos, suplementos bovinos e curativos a base de azeite de oliva como potencialidades da cadeia produtiva.

Sobre os desafios, citaram a necessidade de criar um sólido grupo de trabalho, em âmbito federal, para que o que hoje é um potencial possa se tornar realidade, através de políticas públicas de acesso a recursos. O superintendente do MDA no Estado, Milton Bernardes, se colocou à disposição para mediar tratativas entre o município e o Governo Federal. Ele também disse que o Ministério deve apoiar novamente a próxima Festa do Azeite de Oliva, com um valor superior ao desse ano.

Além de Milton, estavam presentes no debate o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Ademir Luiz Wagner; o presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola, Fritz Roloff; a secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes; o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes; o vereador Luis Fernando Torres (PT); a presidente da Associação dos Olivicultores do Sul do Brasil (Olisul), Rosane Abdala; o presidente da Acic, Eraldo Vasconcelos; o assessor do prefeito Giovani Amestoy (PDT), Giordano Borba; e representantes da Cotrisul.